VMware Global Community
TagAutBDog
Contributor
Contributor

Disponibilizar consoles para usuário final de forma automática e transparente com ESXi 3.5

Colegas,

Tenho um servidor ESXi 3.5 que roda 02 máquinas Windows NT4.0+SP6a. Esta configuração possibilita o usuário final de utilizar alguns aplicativos de controle e monitoração, que antes rodavam em máquinas físicas (naquela época compatíveis com NT...). e queagora são impossíveis de rodar em máquinas atuais.

Pois bem, a questão agora é apartir de uma máquina client plugado na rede do servidor, criar um boot nesta máquina que suba um console perfeito da VM que está rodando no server, da forma mais transparente e segura possível, pois o usuário final não deverá ter acesso à estruturação de virtualização criada, nem de ter que fazer muitos passos para acessar a aplicação da VM.

Além do mais, normalmente este usuário não tem qualificação técnica para manipular tal estrutura...

Pensei em ferramentas como VNC, Dmware, etc, porém me faltam conhecimentos para fazer o start do console automaticamente... Será que existe algo como o player da vmware, um pouco mais dedicado para o controle mais profissional do console?

Alguém tem uma boa sugestão, metodologia de boot, script, ou qualquer ferramenta para resolver este tema?

Obrigado antecipadamente!

Sandro D.A.

Tags (2)
Reply
0 Kudos
8 Replies
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Cara, desculpe a minha ignorancia... mas nao da pra criar uma sessao de TS para que eles acessem?

Se nao...vc pode criar um grupo de usuarios que so tenham a permição de acessar o console. Mas o VI para eles acessarem so funfa no windows (me corrijam se eu estiver errado).

Para criar esse grupo, segue:

Na aba regras, crie uma regra para os usuarios, como operador. E nas caixas abaixo encontre e marque a console interaction que fica em "virtual machine > interaction > ".

Na aba users and groups, vc pode criar as contas dos usuarios, não precisa colocar grupo, nem acesso a shell (deixa desmarcado) somente no do user e senha.

Vai na VM que vc quer e clica em cima com o botão direito, e vai em add permission.

Adicione o nome do usuario que vc quer que tenha acesso a essa vm e selecione o grupo que vc criou.

Ele tera acesso a ver bastante coisa dentro do VI, mas nao tera como mudar nada.

se escrivi alguma besteira por favor me corrijam.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
luisx
Contributor
Contributor

TagAutBDog

O acesso remoto a maquina NT virtualizada, se faz da mesma forma que a maquina fisica. Como esse cliente acessa a maquina hoje? Terminal Service?

O clente nao pode saber que a maquina foi virtualizada? Ou como o Amievil citou acima, criar usuarios com permissoes restritas.

MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Uma é como o Luis e o Amil comentou, a outra provavelmente voce nao ira nem cogitar.

Quer seria implementar um VDI (Virtualização de Desktop).

http://www.vmware.com/products/view/

*If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful"*

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
TagAutBDog
Contributor
Contributor

Julio,

Desculpe a demora par retornar e muito obrigado pelas sugestões envolvendo recursos de administração de usuários contidos no próprio pacote ESXi. Você que deve desculpar a minha ignorancia no tema...

Gostaria de perguntar dentro de tudo que você me passou e que funcionou durante os meus testes:

- Há uma forma de programar a abertura direta do console em ful screen, após um dos operadores/usuários criados ter feito a entrada da senha e password via VM Infraestructure. Tais usuários no momento são de um grupo definido, ao qual segue um conjunto de regras criada para eles (rules).

Muito obrigado por enquanto...

Sandro

Reply
0 Kudos
TagAutBDog
Contributor
Contributor

Caro Luis,

Hoje as máquinas são físicas e o usuário tem de entrar com login/senha no formato convencional Windows-NT.

Na solução que eu necessito, o usuário não deve ter acesso a estrtura de virtualização e acredito que a sugestão de usar os recursos de administração do próprio ESXi foi perfeita, pois consigo restrigir os direitos de visualização e alteração do que envolve o server e as vm´s.

Conforme comentário do Julio, acredito que a condição de acesso via VM-Infraestructure ficaria ideal se eu conseguisse programar a abertura direta do console em full screen, ficando todos os caminhos quase que completamente transparentes ao usuário.

Grato,

Sandro

Reply
0 Kudos
marcelo_soares
Champion
Champion

Nao sei se te ajuda muito, mas tu podes abrir um console de VM em um web browser (usando o MKS plugin para o webaccess).

A KB a seguir mostra como realizar a façanha:

http://kb.vmware.com/kb/1002342

Espero ter ajudado...

Marcelo Soares

VMWare Certified Professional 310

Technical Support Engineer

Linux Server Senior Administrator

Marcelo Soares
Reply
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Bem lembrado... nunca gostei muito desse portal, mas sei que se for bem configurado ele funciona bem.

Julio,

______

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
Reply
0 Kudos
Flavio_Senos1
Enthusiast
Enthusiast

Prezados me corrijam ... mas o ESXi tem acesso a Web Access???

Flavio Senos Anl. de Infraestrutura MCP - 70-270/290/291 Marque como respondido e ajude os outros a encontrar a solução mais rapida.
Reply
0 Kudos