Tcaliman
Contributor
Contributor

Disco CHEIO ! nao tem snapshot, nao sei o que fazer.. ajudem por favor!

Pessoal, bom dia.

Peço encarecidamente uma ajuda pois sou muito leigo no VMWARE.

Primeiramente quero dizer que o rapaz que mexia na informática se mudou de cidade e meio que nos deixou na mao e resumindo, o sistema principal da nossa empresa aqui esta instalado numa VMWARE versao 10.0 pelo que vi...

Resumindo, o disco está completamente cheio, a VMWARE esta parando devido a isso e nao sei o que fazer para nao dar problema...  Fuçando um pouco na internet percebi que pode ser muitas snapshots pois vi na pasta aonde esta a maquina virtual e tem varios arquivos com o mesmo tamanho como se fosse arquivo.00002.s21.vmdk (aonde no lugar desse .s21 tem do .s01 até o .s42)... fui dentro da VM em SNAPSHOT manager e nao tem nada! entao nao sei o que fazer...

minha pergunta é... posso deletar algum desses arquivos na mao mesmo ? meu sistema está parado por favor pessoal me ajudem.

Att

0 Kudos
5 Replies
Tcaliman
Contributor
Contributor

Pessoal tirei alguns prints para ver se ajuda...

Reparem no print do explorer a quantidade de arquivos...

0 Kudos
Tcaliman
Contributor
Contributor

So mais uma coisa...

Eu tenho um HD externo nessa maquina.. de 1TB.. e tenho muito espaço livre.. existe uma forma talvez (caso nao possa apagar os arquivos) de adicionar esse espaço na VM e ele começar a usar esse disco agora ? juntamente com o local que ele esta usando no momento e que esta cheio ? é possivel ? é dificil fazer ?

galera.. me desculpem mesmo o excesso de perguntas que podem ser bem estupidas para vcs aqui.. mas realmente sou um pouco leigo em VMware. me ajudem por favor.

Abraços

0 Kudos
rcporto
Leadership
Leadership

Brother,

O possível problema é que o disco da sua maquina virtual foi criado no formato Thin Provisioning, onde ele apresenta o tamanho de 100GB para sua VM mas só ocupa o espaço utilizado dentro da VM e de acordo com a imagem que você anexou, o disco de 100GB está ocupando atualmente 41,2GB e só existe 159,1MB livre na estação onde está instalado o VMware (acredito que Workstation).

Uma solução é liberar espaço dessa estação, ou mover o disco da VM para o disco externo que você falou que tem 1TB.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
0 Kudos
Tcaliman
Contributor
Contributor

Richardson, agradeço muito a resposta.

Se eu quiser mudar a pasta toda "Virtual Machines" para o outro disco como é o procedimento ? é complicado ? Posso simplesmente dar um shutdown na maquina, arrastar a pasta inteira para o outro disco depois subi-la ? No caso, qual dos arquivos eu subiria ? Tem algum risco esse procedimento?

Quanto ao comando CLEAN UP DISKS, nao daria uma sobrevida ?

Nao tem mais nada nessa partição a nao ser a pasta da VM, ou seja, nao tenho como liberar mais nada sem ser coisa da propria maquina virtual.. entao a unica solução é mover o disco mesmo ?

Mto obrigado.

0 Kudos
rcporto
Leadership
Leadership

Você pode fazer o seguinte:

1. desligar a VM;

2. remover a VM do VMware Workstation, tendo cuidado para não escolher a opção de Remover os Arquivos da VM do Disco;

3. mover (ou copiar pode medida de segurança) toda a pasta para o novo disco com maior capacidade;

4. ir na pasta da VM e procurar pelo arquivo .vmx clicar duas vezes nele, então automaticamente será aberto do VMware Workstation com a VM;

5. ligar novamente a VM.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
0 Kudos