VMware Global Community
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Dimensionar processador

Rafael,
MInha pergunta agora é sobre processador Smiley Happy Como eu dimensiono a quantidade de processadores que vou colocar em cada VM? Meu processador é six-core que seria igual a 12 processadores não sei se está correto essa afirmação, logo, quando eu criar minhas VMs devo considerar que tenho 12 processador e fazer a alocação? Por exemplo: Uma VM vai ter 3, outra 4 e assim não passando do limite de 12 processadores em uso.
Seria isso?
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

primeiramente, não utilize palavrões no forum, ok ?

Segundo, da uma olhada nesse documento, talvez ajude voce a enteder melhor o VMware em si.

http://www.vmware.com/files/pdf/techpaper/VMW_vSphere41_cpu_schedule_ESX.pdf

Para Oracle, da uma olhada nas dicas e boas praticas

http://www.vmware.com/files/pdf/Oracle_Databases_on_vSphere_Deployment_Tips.pdf

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

0 Kudos
9 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Diego,

Essa afirmação sobre processadores está equivocada, senão qual seria o grande negocio da virtualização ?!

A media é de 8 a 10 vcpu´s por core fisico.

se voce tem 1 máquina com 1 core voce consegue ligar oito maquinas virtuais com 1vcpu.

o grande negocio é nao deixar recurso ocioso na vm.

Exemplo: a maquina virtual ira utilizar 1 vcpu, pra que alocar 2? ou, será que ela esta realmente utilizando as 2vcpu que voce alocou ?

Não sei se conseguiu entender, caso precise de ajuda é so falar.

dá uma lida no seguinte link, talvez ajude um pouco.

http://vpivot.com/2010/04/30/how-many-virtual-cpus-per-vm/

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Mauro não é uma afirmação é uma pergunta, não conheço o conceito.

Intendi que a média de vcpu's é 8 a 10 por core fisico. Agora se eu tenho um processador six-core que possui 6 nucleos eu poderia ter aproximadamente 60 máquinas virtuais, correto?

Essa relação de 8 a 10 vcp's por core fisico também é valida para core virtual no caso de six core?

Muito obrigado

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Intendi que a média de vcpu's é 8 a 10 por core fisico. Agora se eu tenho um processador six-core que possui 6 nucleos eu poderia ter aproximadamente 60 máquinas virtuais, correto?

Aproximadamente 60 máquinas virtuais com 1 vCPU.

Essa relação de 8 a 10 vcp's por core fisico também é valida para core virtual no caso de six core?

Não, o core físico é o que importa, o HT ajuda a melhorar a performance, porém o que importa realmente são os núcelos físicos.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Seu comentário: Aproximadamente 60 máquinas virtuais com 1 vCPU.

vCPU = Processador fisico?

Se for não posso ter aproximadamente 60, seria de 8 a 10 conforme você comentou no post acima.

Desculpe pelas perguntas

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

vcpu = cpu da máquina virtual .

quando voce cria uma maquina virtual voce escolhe quantos processadores ela terá.

se voce configura a maquina virtual com 1 cpu logo temos 1 vCPU (Virtual CPU).

Entendeu ?

Abcs.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Eu só não consigo entender essa $#%*#$% de relação, la no forum o cara me disse que a média é de 8 a 10 vCPU por core fisico, tomando como base 10 vCPU por core fisico como eu tenho dois processadores eu poderia ter até 20 vm cada uma com um vCPU certo?

Agora como eu vou saber se apenas uma vCPU está suficiente para a VM, apenas monitorando o processador? Se por o caso o consumo estiver frequentemente batendo na casa dos 80% significa que apenas uma vCPU não está dando conta precisaria de mais uma, certo?

Essa relação que ainda não peguei, se eu vou colocar por exemplo um Oracle, como vou saber quantas vCPU vou usar?

Abraços

Message was edited by: MauroBonder

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

primeiramente, não utilize palavrões no forum, ok ?

Segundo, da uma olhada nesse documento, talvez ajude voce a enteder melhor o VMware em si.

http://www.vmware.com/files/pdf/techpaper/VMW_vSphere41_cpu_schedule_ESX.pdf

Para Oracle, da uma olhada nas dicas e boas praticas

http://www.vmware.com/files/pdf/Oracle_Databases_on_vSphere_Deployment_Tips.pdf

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Desculpe e obrigado.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Sem problemas, espero que tenha ajudado,  e caso volte a precisar de ajuda, é só postar.

abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos