VMware Global Community
c2ma
Contributor
Contributor

Datastore em um servidor na SAN

Camaradas...

Gostaria de gerar uma questão.

Possuo um ambiente com 2 hosts ESX3.5 com Virtual Center, ligados a um Storage EVA 4400. Na mesma SAN existe um servidor físico (SO Windows 2008) com a capacidade 1TB e gostaria de utilizar essa capacidade como Datastore dos Hosts.

É possivel apresentar para os hosts esta area em disco (Datastore) do servidor que esta na SAN?

Grato.

0 Kudos
6 Replies
paulophn
Contributor
Contributor

Bom dia!

Não consegui entender direito o seu cenário, você tem uma LUN apresentada para essa maquina física com Windows 2008 e deseja apresentar esse mesmo volume para o ESX e usa-lo como um datastore (vmfs).

Att,

Paulo Neri

0 Kudos
c2ma
Contributor
Contributor

Boa tarde,

Minha necessidade seria: conseguir utilizar a minha area (HD) do meu servidor físico, e apresentar para o meus Hosts, como se fosse uma parte do meu Storage.

Seria mais ou menos criar um site B para replicação de dado, condicionando os dados em outro ambiente físico, no meu caso um outro servidor.

0 Kudos
paulophn
Contributor
Contributor

Você deseja adicionar o volume do servidor físico onde está instalado o Windows e adicionar no ESX, isso não é possivel, pois o ESX só vai enxergar um volume via NFS, iSCSI

Eu desconheço qualquer procedimento para tal ação. De qualquer forma segue abaixo o link de SAN compativeis com o VMware.

Espero ter ajudado com sua dúvida.

Paulo Neri

0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Vc pode usar o starwind para simular uma iSCSI no seu windows. Esse software funciona e eu tenho ele em laboratorio aqui.

Porem a performance ira ficar bastante limitada e tependendo da quantidade de vms que vc usar vai praticamente ficar inviavel tal ambiente, mesmo sem o starwind.

O starwind tem versões trial, quaisquer duvidas quanto a instalação pode perguntar.

Julio,

www.teletex.com.br

______

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
c2ma
Contributor
Contributor

Paulo, obrigado pelo retorno, irei revisar o documento enviado.

0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Vou assumir aqui que o que você quer fazer é permitir que os seus hosts ESX usem o HD local do servidor Windows, que tem um 1 TB, ok?!

O mais fácil seria fazer com que esse Windows "sirva" esse disco para os servidores ESX usando iSCSI ou NFS. Você pode usar a sugestão acima p/ iSCSI, ou o iSCSI server nativo do Windows, que acho que já vem no Windows 2008. Ou usar algum freeware como o FreeNAS instalado no Windows para servidor o disco local como NFS para os hosts ESX.

Note que em ambos os casos a melhor prática é separar uma NIC física de cada ESX para acessar esse disco pela rede, seja iSCSI ou NFS.

Pergunta: porque você não virtualiza esse servidor Windows físico com o ESX, e passa a aproveitar melhor esse hardware?



[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli]

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos