VMware Global Community
Acandido33
Contributor
Contributor

Dúvidas VMWare ESX 3.5

Boa tarde, a todos.

Depois de muito apanhar(hehehehe) consegui instalar o meu ESXServer 3.5. Depois disso criei as VMs e agora gostaria de saber aonde ficam armazenadas, no meu storage, as pastas que contém as VM's.

Quando utilizava o VMware Server, ao instalá-lo em uma maquina, ele perguntava aonde gostaria de armazenar as VMs, já no ESX3.5 ele não pergunta, então gostaria de saber em que lugar ficam. Sei que é uma pergunta de iniciante, porém acredito que aqui seja o melhor lugar para se conseguir essas respostas.

Abs a todos e uma boa semana!!!!!

0 Kudos
1 Reply
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

As VMs no ESX podem estar em datastores, que são uma ou mais LUNs agrupadas em uma "unidade de armazenamento", ou RDMs. Datastores podem ser definidos como uma virtualização do storage, como preferem alguns.

Suas VMs estão em datastores ou em Raw Disk Mappings, que são "ponteiros" para dispositivos de armazenamento externo não controlados pelo ESX.

Datastores podem estar no seu HD local ou em um storage externo. Este storage externo pode ser um storage array acessado via SAN Fiber Channel, ou via iSCSI, e são formatados com VMFS (Virtual Machine File System). Note que o disco virtual da sua VM continua usando a formatação que sempre usou (NTFS, ext3, ...). NFS também é suportado pelo ESX para armazenar suas VMs. Na página de documentação do VI3 há manuais específicos para cada tipo de storage e como configurá-los.

Se quiser enxergar os discos virtuais de suas VMs no VI Client, clique com o direito sobre o nome do datastore e selecione Browse Datastore.

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos