VMware Global Community
rbalbino
Contributor
Contributor

Dúvida sobre configuração de memória das máquinas virtuais.

Bom dia a todos,

estou começando agora a trabalhar com virtualização. Já li as postagens anteriores, as quais resolveram muitas das minhas dúvidas.

Porém, ainda estou com uma dúvida sobre a correta configuração de memória das máquinas virtuais.

Meu ambiente:

temos um DELL PowerEdge 1950 com 4Gb RAM, 132 Gb no HD ( espelhado por hardware ) e o meu

VMware ESx Server 3i, 3.5.0, 158869 "enxerga" 8 CPU x 2,327 GHz.

Minha dúvida:

Posso configurar memória para as máquinas virtuais além do limite da memória física ?

É correta a seguinte configuração?

Máquina Virtual 1 = 50 Gb de Disco, 2 Gb de RAM

Máquina Virtual 2 = 50 Gb de Disco, 2 Gb de RAM

O VMware utiliza o espaço em disco para "complementar" o que falta na memória física da máquina ?

Isso compromete a performance das máquinas virtuais ?

Existe um "limite" para essa configuração ( por exemplo, o espaço livre no HD ? ) .

Grato pela ajuda.

Tags (1)
Reply
0 Kudos
2 Replies
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Parafraseando o nosso amigo Barack: YES WE CAN!!!

Aliás, essa é uma das principais vantagens do VMware!

A diferença entre memória RESERVADA e memória total da VM fica em disco, mas o ESX só vai usar se precisar.

Por isso, não necessariamente existe impacto de performance, vai depender do uso de memória pelas VMs e das quantidade de overcommitment que vc faz. Existe todo um mecanismo de como ele faz isso, por isso é bom dar uma lida nos manuais para entender Resource Pool, Ballooning e Swap.

[]s

Rafa

MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Poder voce pode, so que degrada a performance um pouco,

Leia mais no manual da propria Vmware sobre o assunto:

**If you found this information useful, please consider awarding points for

"Correct" or "Helpful"**

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado