VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Curso de vSphere 4.1 com Vmware Workstation

Pessoal,

É possivel dar um curso de vSphere 4.1, vendo as principais features do vCenter como FT, DRS, HA, DPM, Vmotion, etc..... Virtualizando tudo em um computador com 6GB + Vmware Workstation ?

É só uma pequena pesquisa, pois talvez eu seja convocado para dar um curso destes, material de apoio tenho bastante e tempo para tirar as duvidas sobre as featues que ainda não botei pra rodar na prática.

Valeu !

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
5 Replies
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast

Olá meu caro, tudo bem?

Sim, é perfeitamente possível montar um ambiente completo. Digo isso porque tenho o ambiente com todos os recursos instalados em meu notebook, rodando em cima do VMware Workstation e com apenas 4 GB de memória (claro que quanto mais memória, melhor).

0 Kudos
ncaio
Enthusiast
Enthusiast

Acho que a chave do ambiente seja o CPU, se não houver VT ou V, (intel e amd respectivamente), a tabela relação features tenda a zero.

0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Com 4GB de RAM ? Meu notebook tem esta quantidade de memória, fui fazer HA uma vez com duas vms ESXi no meu Workstation, além de ficar muito lento, ele não conseguiu concluir o HA, sendo assim achei que fosse justamente por ter pouca memória, além dos dois ESXi, tinha também o vCenter Server em um Windows Server 2003 x64 com 512MB de RAM.

Valeu !

Ivanildo Galvão
0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast

Olá!

Sim, 4 GB!

Meu ambiente está assim:

2 esxi 4.1; 1 Free NAS; 1 w2k3 AD e 1 w2k3 Vcenter. Tudo isso no Workstation.

Quando subo o ambiente, coloco duas VMs linux dentro do Vsphere. Realmente fica lento, mas consigo fazer os testes de boa. Geralmente deixo um do esxi desligado, só subo na hora de fazer testes de DRS ou HA, assim não fica tão lento.

Por isso escrevi ao final da outra mensagem: "quanto mais memória, melhor"!

ccura
Contributor
Contributor

Ivanildo,

não sei o processador que os outros colegas utilizam, mas estou realizando este lab com Workstation 8, VSphere 4.1 e com o processador Intel Q6600 não é possível fazer HA, pois mostra que o hardware dos "hosts" ESXi não possuem EVC.

Pessoal por favor postem suas configurações.

0 Kudos