VMware Global Community
DTeixeira
Contributor
Contributor
Jump to solution

Comportamento após migração de data stores.

Pessoal,

Estou fazendo a migração de dados de um storage pra outro.

Para isso, estou fazendo o espelhamento (Remote Mirror do DS4700), de um storage pra outro.

Pelo que li, se eu mantiver a mesma LUN ID no segundo storage, o VMware não terá dificuldades em enchergar o data store. Correto?

Os espelhamentos já foram feitos e, confirmando-se esta dúvida minha, basta eu efetuar a configuração de Zone do Switch pra o meu server enchergar o segundo storage.

Agradeço a quem puder ajudar!

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Se o seu objetivo é apenas migrar as VMs de um storage para o outro, você não precisa de espelhamento. Faça o seguinte:

0. Não é preciso desligar as VMs!

1. Crie uma LUN nova no seu storage novo (não replicada);

2. Faça o zoning/masking necessário na SAN para que seus 2 ESX possam enxergar esta LUN;

3. No vCenter, crie um novo datastore usando essa nova LUN;

4. Instale e habilite o plug-in que mencionei anteriormente;

5. Selecione um de seus ESX que esteja enxergando os dois datastores (um atual no storage onde estão as VMs e outro no storage novo);

6. Clique com o direito nele. Se o plug-in de StorageVMotion estiver habilitado, você verá uma opção "Migrate Storage";

7. Basta mover com o mouse a VM que você quer que migre para o storage novo; clique em Ok. Você verá que uma tarefa nova de Storage VMotion foi iniciado no vCenter.

8. Quando a tarefa terminar, a VM já está no novo storage.

Se tiver problemas, avise. :smileycool:

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

View solution in original post

Reply
0 Kudos
4 Replies
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

DTeixeira, se um mesmo ESX/ESXi puder enxergar os dois storages ao mesmo tempo, você pode fazer um Storage VMotion mesmo com as VMs ligadas - não precisa nem de downtime pra isso.

A VMware disponibilizou o Storage VMotion via command line (procure Remote CLI no site), mas a comunidade desenvolveu plug-ins para a interface gráfica do vCenter. Baixe em http://sourceforge.net/projects/vip-svmotion/ o plug-in. Instale o plug-in na máquina onde você usa o VI Client, depois clique no menu Plug-in e na guia Enabled habilite os plug-ins que lhe interessam.

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
DTeixeira
Contributor
Contributor
Jump to solution

aandriolli, primeiramente, obrigado pela presteza!

Meu ambiente hoje está da seguinte maneira: dois servers físicos, com vmware ESX 3.5, clusterizados. Até então, os dados, vms e todo o armazenamento está em um storage DS4700, da IBM.

Adquirimos um novo storage, mesma marca e modelo. O que preciso fazer é, espelhar estes 2 storages (isto está ok) e, depois de espelhados, fazer com que o VMware enchergue o disco lógico que está no segundo storage (também está ok) e assuma a vm deste disco do segundo storage (aqui é minha dificuldade).

Os servers físicos já estão enxergando os dois storages, só que quando vou adicionar o datastore que está no segundo storage, que, teoricamente tem o vmdk espelhado, o VMware diz que o disco contém dados mas que, se eu proiceguir, os dados serão removidos permanentemente.

Se se enteressar na resolução deste problema, segue meu e-mail para trocarmos maiores informações:

Já estamos há mais ou menos duas semanas com este problema e não achamos nenhum caso parecedo aqui no Brasil!

E mais uma vez, agradeço a atenção!

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Se o seu objetivo é apenas migrar as VMs de um storage para o outro, você não precisa de espelhamento. Faça o seguinte:

0. Não é preciso desligar as VMs!

1. Crie uma LUN nova no seu storage novo (não replicada);

2. Faça o zoning/masking necessário na SAN para que seus 2 ESX possam enxergar esta LUN;

3. No vCenter, crie um novo datastore usando essa nova LUN;

4. Instale e habilite o plug-in que mencionei anteriormente;

5. Selecione um de seus ESX que esteja enxergando os dois datastores (um atual no storage onde estão as VMs e outro no storage novo);

6. Clique com o direito nele. Se o plug-in de StorageVMotion estiver habilitado, você verá uma opção "Migrate Storage";

7. Basta mover com o mouse a VM que você quer que migre para o storage novo; clique em Ok. Você verá que uma tarefa nova de Storage VMotion foi iniciado no vCenter.

8. Quando a tarefa terminar, a VM já está no novo storage.

Se tiver problemas, avise. :smileycool:

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
DTeixeira
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado, aandriolli!

Seguirei os passos e retorno caso ocorra alguma dúvida!

Abraço!

Reply
0 Kudos