VMware Global Community
Nickbuq
Contributor
Contributor

Como calcular VCPUs em VMs

Andei pesquisando como calacular o melhor numero de VCPUs para uma VM em termos de performance,  mas não consegui encontrar, por outro lado gostaria de saber se existe alguma relação entre uma pCPU (Core)  e uma VCPU ou melhor é possivel determinar quando uma vcpu equivale de um determinado core?

1 Reply
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo ao Forum,

Cara, essa é uma questão complicada....Quantas vCPU´s entregar para sua VM ?

Isso vai depender, primeiramente se você dar 8vcpu a uma VM pode ser que ela não tenha o melhor desempenho, isso vai variar da aplicação que está executando, se essa aplicação é monothread ou multithread, ou seja, se ela tem a arquitetura de forma que utilize os caminhos para a cpu corretamente.

Quando você dá 1vCPU você está entregando o equivalente a 1 pvcpu, equivalente ao MHz do Host, então a VM poderá utilizar até aquele limite de MHZ.

Exemplo Seu host é um Quad-2.4GHz (Somando daria 9.6GHz), se voce configura uma VM com 1vCPU a VM poderá usar até 2400 MHz.

Então,  não existe uma formula, o que existe é a recomendação de não fazer um super dimensionamento, se a VM precisa de 1vpuc ,não entregue mais do que isso que poderá afetar no enfileiramento das outras VMs, pode aumentar overhead entre outras coisas.

Ai vai uma documentacao sobre como o kernal do VMware trabalha para schedula o processamento.

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=102721...

Se a resposta foi util, atribua os pontos por favor.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado