VMware Global Community
Marcello2011101
Contributor
Contributor
Jump to solution

Cluster com storage FreeNas

Boa tarde colegas,

Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu montar um Cluster de Alta Disponibilidade (HA) utilizando o FreeNas como Storage.

Desde Já agradeço a atenção,

Marcello Rogério.

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
marcelo_soares
Champion
Champion
Jump to solution

Não é imprescindível, tu podes usar NFS sem problemas, embora o iSCSI seja mais consistente. Mas como tu vais usar FreeNAS.... fica nas tuas mãos a escolha.

Se o ambiente for de produção, verifique se não há possibilidades de implementar alguma solução mais robusta de storage compartilhado.

Marcelo Soares

View solution in original post

Reply
0 Kudos
8 Replies
marcelo_soares
Champion
Champion
Jump to solution

É possível, desde que voce tenha vCenter (para criar um cluster de HA) e que os ESX do cluster acessem o freenas por NFS ou iSCSI (não suportado, mas é possível que funcione dependendo da carga que tens).

Marcelo Soares
Reply
0 Kudos
Marcello2011101
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mais o FreeNas não suporta iSCSI?

Pretendo usar uma maquina Core 2 Duo 4 GB 2TB de HD 7200RPM Sata2 para o FreeNas.

Se for possivel realizar o Cluster quais seriam minhas limitações?

Reply
0 Kudos
marcelo_soares
Champion
Champion
Jump to solution

O FreeNAS suporta. O ESX é que não suporta iSCSI sobre FreeNAS. Sempre que quiseres saber o que é suportado, verifique a HCL: www.vmware.com/go/hcl

Se tu tiveres o storage compartilhado e vCenter, assim sem mais detalhes, o cluster de HA vai funcionar tranquilo.

Marcelo Soares
Reply
0 Kudos
Marcello2011101
Contributor
Contributor
Jump to solution

No caso não preciso usar o iSCSI?

Reply
0 Kudos
marcelo_soares
Champion
Champion
Jump to solution

Não é imprescindível, tu podes usar NFS sem problemas, embora o iSCSI seja mais consistente. Mas como tu vais usar FreeNAS.... fica nas tuas mãos a escolha.

Se o ambiente for de produção, verifique se não há possibilidades de implementar alguma solução mais robusta de storage compartilhado.

Marcelo Soares
Reply
0 Kudos
JoaoCastro
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Uma otima alternativa ao Freenas é o Openfiler, que se trata de uma distribuição Linux customizada para trabalhar como um Storage ISCI. Em meus Labs utilizo essa opção como solcução de storage e funciona perfeitamente.

Att.

João Castro

eniomarconcini
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Bom dia meus amigos!

Meus planos eram justamente subir alguns storages FreeNAS e conectar no ESXi via iSCSI.

Soares, não funciona com o FreeNAS por que? Algo específico com esse sistema? Pergunto porque vi um caso onde os storages foram montados com Debian Linux/iSCSI e conectam normalmente com ESXi

abraços

Reply
0 Kudos
SauloVitoy
Contributor
Contributor
Jump to solution

O ESXi trabalhar perfeitamente com iSCSI. Quanto uma solução (FreeNAS ou OpenFile) recomendo utilizar o OpenFile pois a implantação iSCSI é mais consolidada e em teste apresenta desempenho melhor do que o NFS. O OpenFile acessa em block level (Nível de bloco), diferente do (CIFS/NFS), onde o acesso é feito em file level (Nível de arquivo). No block level, o host gerencia o file system, desta maneira trafegam apenas pacotes SCSI entre cliente e servidor (Initiator/Target), desta forma o sistema operacional cliente (iSCSI Initiator) reconhece o disco do storage como um disco local.

Ressalto que o Openfile mesmo tendo sua versão Free, ele é comercializado.