VMware Global Community
CarLN201110141
Contributor
Contributor
Jump to solution

Certificações...

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Sou analista de sistemas aqui na USP de Bauru e sou responsável pela infraestrutura daqui. Desde meu primeiro emprego real, quando tinha uns 22 anos, tive interesse pela virtualização e fui um "fuçador" assíduo. Já testei e fiz experimento com enes tipos de software, indo de virtualbox até xen, vmware, etc. Atualmente possuo uma grande infraestrutura em VMWare ESXi 4.1 e tenho aplicado em serviços por fora também. Todavia, qual o problema nessa história? Fiquei por fora das certificações. Lendo o seguinte tópicohttp://communities.vmware.com/message/1665972#1665972 , fiquei interessado e até meio chateado, pois me vi atrasado completamente! Há grandes profissionais aqui e uma boa fonte de troca de informações e contatos.

Considero a VMWare a melhor nesse ramo por sua compatibilidade com praticamente todas as soluções. O que eu já fiz de gambiarra que não consegui usando o XenServer não foi brincadeira. Tudo para salvar os pobres servidores que não dão seu devido retorno. Qual a finalidade de deixar um servidor parrudo ligado por 1 ano e consumir diariamente 10% da CPU? 20% da RAM? É dinheiro jogado fora!

Venho aqui agora, por meio desta comunidade, lhes perguntar qual o melhor caminho para obter as certificações, quanto custa, se há parceria educacional com Universidades (trabalho na USP, não sei se isso influencia), etc. Nunca tirei certificações, sempre fui na base do fuçar e autodidata. Tenho somente um MBA em Gestão de TI e vários cursos obtidos por aí, mas nada relevante...! Tenho 28 anos de idade... e não sei se perdi muito tempo sem as devidas certificações... contudo a vida é longa e sempre há tempo para correr atrás :smileygrin:

Muito obrigado pela atenção e paciência... Smiley Happy

Carlos Frederico.

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Realmente o preço é um pouco alto. Senão me engano a CNT é a única que da Curso Oficial da VMware, e infelizmente o curso oficial é obrigatório para se fazer a prova de certificação. Então não tem muito o que ser feito, é verificar se existe algum outro centro de treinamento, verificar os preços e aproveitar a oportunidade.

Ainda dá tempo.....!!!
Abcs.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

0 Kudos
7 Replies
sauloq
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

CarLN,

Ao meu ver certificações nada mais são que uma garantia da empresa que distribui o software que você entende/trabalha com tal tecnologia, algumas tem cursos e tal, mas nada mais que o teorico, aprender mesmo no final das contas você aprende com a mão na massa.

Continue trabalhando ajudando outras pessoas aqui na comunidade que seu conhecimento só tem a crescer.

Att,

--

Saulo Quinteiro Dos Santos

Analista de Sistemas

MPS Informática Curitiba

Bacharel em Ciência da Computação - UFPR

msn: sauloquinteiro@gmail.com<mailto:sauloquinteiro@gmail.com>

cel: 41-9927-5236

Em 4 de janeiro de 2011 12:16, CarLN <communities-emailer@vmware.com<mailto:communities-emailer@vmware.com>> escreveu:

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Certificações...

created by CarLN<http://communities.vmware.com/people/CarLN> in Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/1672872#1672872

dquintana
Virtuoso
Virtuoso
Jump to solution

Hello Carlm, the vcp is the first certification in order to accomplish a good career in vmware products, see the vcp info here. http://mylearn.vmware.com/portals/certification/

You need to take an official course here

http://mylearn.vmware.com/mgrReg/plan.cfm?plan=12457&ui=www

and the take a official exam in  a vue.com brazil offices.

Hope i help.

Diego

Ing. Diego Quintana - VMware Communities Moderator - Co Founder & CEO at Wetcom Group - vEXPERT From 2010 to 2020- VCP, VSP, VTSP, VAC - Twitter: @daquintana - Blog: http://www.wetcom.com-blog & http://www.diegoquintana.net - Enjoy the vmware communities !!!

0 Kudos
MadeiraJunior
Contributor
Contributor
Jump to solution

Carlos,

Eu estive pesquisando o custo das certificações aqui em São Paulo. Eu achei a CNT que oferece o curso de 1 semana ao custo de 5.500 reais

Confesso que achei "salgado" demais e eles dividem em 3X nos cartoes de credito da vida.

O inicio vai ser daqui 2 semanas.

Att.

MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Realmente o preço é um pouco alto. Senão me engano a CNT é a única que da Curso Oficial da VMware, e infelizmente o curso oficial é obrigatório para se fazer a prova de certificação. Então não tem muito o que ser feito, é verificar se existe algum outro centro de treinamento, verificar os preços e aproveitar a oportunidade.

Ainda dá tempo.....!!!
Abcs.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
CarLN201110141
Contributor
Contributor
Jump to solution

@MauroBonder e MadeiraJunior

Era isso que eu queria saber! Muito obrigado pela informação... ajudaram muito!

Eu até não acho caro viu... afinal é um conhecimento muito especializado e valorizado. Se for barato, não se valoriza, infelizmente. Vou ver se consigo verba aqui para poder investir num curso desse! Há cursos bem mais caros como o do Zimbra que estou afim de fazer também! Implementei o servidor de email aqui usando o Zimbra e foi definitivamente um dos melhores servidores de emails que já tivemos aqui!

Acho, também, válido precisar de um curso para a certificação. Há muitas coisas que nós aprendemos fuçando, mas há também as gambiarras feitas pela falta do conhecimento teórico, sabem? O melhor exemplo disso é o Linux. Tem muita gente que acha que manja de Linux por simplesmente seguir as receitas, quando na realidade comete terríveis erros como sempre logar como root e dar um chmod -R 777 num diretório pra ver se resolve o problema da permissão porque tal site não executou! Em vez de consertar de fato, está abrindo mais ainda as possibilidades de invasão e falhas heheh!

Eu tenho certeza que num desses cursos vou ficar o tempo todo assim: "ahhhh... era por isso então que precisava sempre dar aquele comando".

@sauloq

Obrigado pelas palavras :smileygrin: ! Concordo com você :smileygrin:.. porém ter algumas certificações te valoriza, querendo ou não né? heheheh. A prática é extremamente importante, senão mais, mas não tira o mérito do conhecimento teórico que nos impede de cometermos erros sistemáticos ou banais, saca? Smiley Happy

@dquintana

Thanks for information! I thought you were Brazillian because your name sounds Brazillian... when I clicked at your page, I saw that you are Argentine :smileygrin:

Mauro and Madeira told me that I can do the course right here :smileygrin:

Thanks / Muito obrigado.

Carlos Frederico

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Eu tenho certeza que num desses cursos vou ficar o tempo todo assim:  "ahhhh... era por isso então que precisava sempre dar aquele comando"

Não vá com essa expectativa no curso, pois no Curso não existe um tópico sobre linhas de comando. É claro que você vai acabar aprendendo alguma coisa, mas não tudo, a maioria dos comando você vai pegando com o tempo de acordo com os problemas que você vai encontrando pela frente.

Mas de qualquer forma, é bom avisa-lo.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
MadeiraJunior
Contributor
Contributor
Jump to solution

Caros,
Se alguém da lista souber de algum outro lugar fora a CNT que ofereça o curso com a Certificação qui em São Paulo capital

Mas de antemão eu conversei com o pessoal da CNT e olha o calendário do 1º trimestre

Segue abaixo nosso calendário com datas previstas para o 1º trimestre.




Calendário
Código Cursos Vmware Próximas turmas previstas
VS41ICMVMware vSphere: Install, Configure & Manage  (v41)Jan. 17/01 a 21/01/2011 ou 31/01 a 04/02/2011
Fev. 07/02 a 11/02 ou  14/02 a 18/02 ou 21/02 a 25/02
Março 14/03 a  18/03 ou 21/03 a 25/03
VS4DWvSphere 4 Design Workshop26/01 a 28/01/2011 
VS4TRVmware vSphere: Troubleshooting (v4)22/02 a 25/02/2011
SRM10Site Recovery Manage 1 Implementation  Fundamentals24/01 a 25/01/2011
Caso tenha interesse em fazer o curso até Março, consegui aprovação para  lhe fazer esse curso por U$ 2.753,00.
Até março o curso(v41) está 2753 dolares
0 Kudos