VMware Global Community
jsf25
Contributor
Contributor
Jump to solution

Backup e restore

Olá pessoal

Sou novo aqui na comunidade e tenho algumas duvidas sobre backup e restore com o VMware.

Dei uma olhada na documentação que fala sobre o VCB, vSphere e backup via comandos na console do ESX.

Enfim, o que eu quero saber é se dá pra fazer alguma copia manual e depois restaurar a partir dessa copia manual.

Exemplo: se eu copiar a pasta com o nome da minha VM, localizada em "/vmfs/volumes/Lun_XY/VMserver01", depois eu deleto a minha VM (acidentalmente)

ai eu copio a pasta da VM (backup) no mesmo local. Isso vai funcionar ??..Ou seja, ao carregar o VMware Infrastructure Client. vou conseguir subir a VM ??

Obrigado,

Josafá

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
Brahell
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Sim, você precisaria adicionar novamente a VM ao inventário no caso de perder o datastore, ou se a VM for apagada etc.

Se você precisar apenas restaurar a VM, poderá substituir os arquivos na pasta de origem, principalmente o VMDK.

Segue abaixo um explicação simples, sobre os tipo de arquivos.

*.vmx (arquivo de configuração)

*.vmdk (disco - configuração)

*-flat.vmdk (disco com conteúdo)

*.nvram (bios)

Tenha em mente que o VMDK é o mais importante dos arquivos, com ele você consegue recuperar sua VM sem os demais.

Att.

Brahell

View solution in original post

0 Kudos
9 Replies
Brahell
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Bom dia Josafá.

O procedimento manual, de copiar os arquivos e restaurá-los. funciona normalmente.

Porém, vale ressaltar que a VM deve estar desligada e que provavelmente você precisará adicionar a VM ao inventário novamente, após a restauração.

Os protocolos mais utilizados para isto são FTP, SCP etc.

Espero ter colaborado.

Att.

Brahell

0 Kudos
jsf25
Contributor
Contributor
Jump to solution

Legal Brahell

Só não entendi a parte "precisará adicionar a VM ao inventário novamente".. É possivel explicar isso ou preciso ler algo mais para entender ?

Conheço muito pouco da arquitetura do VMware ESX. O pouco que sei consegui aqui na comunidade.

Muito obrigado!!

0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Este procedimento que eu mencionei será necessário apenas quando você restaurar a VM em um outro datastore. Se você restaurar e substituir os arquivos existentes, teoricamente não deve ter nenhum problema.

Para adicionar ao inventário, você pode seguir os seguintes procedimentos:

1 - Selecione um host ESX;

2 - Clique com o botão direito no datastore onde a VM foi restaurada e selecione "Browse Datastore...";

3 - Localize a acesse a pasta da VM;

4 - Clique com o botão direito no arquivo com extensão VMX e selecione "Add to inventory...";

5 - Siga as orientações do assistente.

Segue imagem para visualização do passo 4.

Att.

Brahell

jsf25
Contributor
Contributor
Jump to solution

Entendi..boa orientação !!

Então esse procedimento seria para casos onde ocorra alguma coisa em todo o datastore ou no Storage...é isso ?..

A principio, penso apenas em um problema na minha VM, tipo alguma falha no Windows, ou a VM não inicia e com isso meu ERP, Mail Server, File server, ficam fora do ar. Ai demora muito pra eu criar outra VM do zero e instalar e configurar tudo de novo.

Com base nas suas explicações, percebi nesse caso é só eu criar uma vm e "apontar" os arquivos "vmdk, vmsd, vmxf, e vmx". e subir a máquina ??

Ou tudo que eu disse é uma tremenda bobagem ?? rsrsr

Obrigado,

Josafá

0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Sim, você precisaria adicionar novamente a VM ao inventário no caso de perder o datastore, ou se a VM for apagada etc.

Se você precisar apenas restaurar a VM, poderá substituir os arquivos na pasta de origem, principalmente o VMDK.

Segue abaixo um explicação simples, sobre os tipo de arquivos.

*.vmx (arquivo de configuração)

*.vmdk (disco - configuração)

*-flat.vmdk (disco com conteúdo)

*.nvram (bios)

Tenha em mente que o VMDK é o mais importante dos arquivos, com ele você consegue recuperar sua VM sem os demais.

Att.

Brahell

0 Kudos
jsf25
Contributor
Contributor
Jump to solution

Perfeito!!

Muito obrigado pelas orientações!!

0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Não deixe de avaliar a opção de usar o VMware Data Recovery, que é o backup integrado do vSphere 4.

Mais em .



[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli]

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos
jsf25
Contributor
Contributor
Jump to solution

Na verdae não conheço o VSphere.

Ele substitui o Virtual center ??

Preciso comprar licença para utilizalo na minha infra ??

E no caso de fazer backup para fita LTO?

Dá pra fazer backup de VMs para fita LTO, usando o Data Recovery ?

Obrigado..

0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

vSphere 4 é a nova versão do suite de virtualização da VMware:

VMware Infrastructure 3 era vCenter 2.5 e ESX/ESXi 3.5

vSphere 4 é vCenter 4 e ESX/ESXi 4

Se você tem Subscription das suas licenças em dia, tem direito ao upgrade, e as licenças já estão no seu portal de licenças no site da VMware.

VMs Made in Brazil

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos