VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Backup de máquinas virtuais, como proceder ?

Boa noite aos membros desta comunidade, que bom que achei esta que aparenta ter muitos amigos experientes em virtualização com VMware.

Estou com um problema para realizar backups de máquinas virtuais em um ESX 3.0, atualmente tenho um servidor Dell 1950 com um Storage Dell MD 3000 com discos SAS, neste Storage eu tenho algumas máquinas virtuais que precisam ser cópiadas para backup, pois estou comprando mais discos para este storage e para fazer um array maior e alocar mais duas máquinas virtuais.

Só que o storage Dell MD3000 não é homologado para usar o VCB, nem mesmo consigo montar dois servidores VMware com em cluster com este mesmo storage, não adianta que a Dell disse que não dá.

Aí vem a pergunta, que outro método açém do VCB posso usar para fazer e recuperar os backups destas máquinas virtuais de forma segura ?

Tenho um Windows Server 2003 com Veritas Backup Exec 11D, com ele faço backup de todos os dados do fileserver que é uma máquina física a qual pretendo virtualizar.

Conto com o apoio dos amigos aqui participantes deste.

Obrigado.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
16 Replies
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Bom dia Ivanildo, tranquilo?

Seguinte, só pra entender um pouco melhor a estrutura que tu tem hoje. Particularmente não trabalhei ainda com esse modelo de storage, por isso queria tirar algumas dúvidas antes.

Tu disse que teu host ESX está conectado a esse storage e utiliza área nele para armazenar as tuas VMs certo? Essa conexão, é feita como? Tu tem uma HBA no teu host que conecta nesse storage? Ou tu tem uma controladora de disco que é conectada a esse storage via cabo SCSI? Ou tu utiliza iSCSI para acessar o storage?

Já de saída, uma alternativa é instalar o teu agente de backup na Console OS do ESX, e utilizar o vcbMouner/vcbRestore para realizar o backup/restore das tuas VMs em conjunto com o teu agente de backup.

A Dell diz que não funciona ou que não é suportado? Só por não ser homologado/suportado não quer dizer que não vai funcionar... Claro que o ideal é a solução seja toda homologada.

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Bom dia Eduardo,

O nosso storage usa conexão SAS, este modelo MD3000 foi lançado ano passado, iriamos comprar um iSCSI mas a Dell nos ofereceu esta solução alegando ser melhor, mais veloz.

Mas posso montar um cenário de backup, pois o VCB eu tenho em CD e o Veritas 11D ja instalado no servidor, me dê apenas os passos de como faço para configurar este esquema de backup, pois minha experiencia com VMware é básica e nunca implementei o VCB.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Beleza Ivanildo, seguinte, somente o host ESX é que faz uso desse storage externo?

Quantas áreas (volumes VMFS) o host ESX acessa? Qual o tamanho dessas áreas?

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá Eduardo,

Não, o ESX faz acesso a um RAID-5 neste storage usando sua controladora SAS e o nosso fileserver Windows Server 2003 acessa outros discos em RAID-1.

As minhas máquinas virtuais são 4, uma possui 120GB de tamanho e as outras 03 tem entre 60GB e 80GB , temos aí MailServer, Servidor AD, DNS externo em Linux e um servidor de testes Oracle em Windows 2003.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Certo Ivanildo, entendido agora Smiley Happy

Bom, uma forma de backup que certamente irá funcionar é esta utilizando o vcbMouner (comando nativo do ESX). Para isso nós precisamos de uma área de pelo menos 120G, que é o tamanho da tua mais máquina virtual.

Basicamente o que tem que ser feito é o seguinte:

1- verificar se o Veritas possui um agente de backup que possa ser instalado no VMware ESX 3;

2- realizada essa verificação, tu tem que instalar/configurar este agente na Service Console do ESX;

3- fazer um scriptzinho que será executado na Service Console do ESX;

O teu script vai fazer 3 coisas, são elas:

1- vai rodar o comando vcbMounter (isso vai copiar os discos virtuais da tua maquina virtual para uma área que tu definir no comando).

Por exemplo: vcbMounter -h host_esx -u usuário -p senha -a ipaddr:ip/nome_da_tua_vm -r /dir/onde/tu/quer/salvar/os/discos.vmdk -t fullvm

2- vai compactar os discos recém copiadados para o /dir/onde/tu/quer/salvar/os/discos.vmdk

Por exemplo: tar zcvf nome_da_vm.tar.gz /dir/onde/tu/quer/salvar/os/discos.vmdk

3- vai chamar o comando do Veritas para enviar o arquivo nome_da_vm.tar.gz para servidor de backup

4- vai deletar todo o /dir/onde/tu/quer/salvar/os/discos.vmdk

Esse script vai repetir esses 4 passos para cada uma das máquinas virtuais que tu quer fazer backup.

Com relação ao VCB, até aonde eu me lembro, a versão mais atual do VCB pode fazer o backup das máquinass virtuais utilizando a LAN, ao invés da SAN com era pré-requisito nas versões anteriores.

Para isso, é necessário fazer a instalação do VCB, e no arquivo config.js, mudar o parâmetro TRANSPORT_MODE="san"; para "nbd".

No mais era isso...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá Eduardo,

Mas como assim copiar os discos virtuais ? Me parece que esta técnica copia os discos existentes nas máquinas virtuais é isso ?

O que quero é copiar as máquinas virtuais por inteiras, depois formatar o Storage, criar um array maior e jogar as máquinas virtuais la dentro novamente e então mandar o VMware subir todas as máquinas, criando nova máquina virtual "Using a virtual disk existing".

Desculpe de tiver sendo ignorante, apenas quero entender e conseguir copiar estas máquinas.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Capaz Ivanildo, agora é a hora de perguntar mesmo.

Seguinte,pra fazer esta cópia que tu está querendo das máquinas virtuais, tu pode fazer de algumas formas, são elas:1)usando o VCB, 2)usando o vcbMounter ou por exemplo, 3)parando a máquina virtual e fazendo a cópia dessa VM para o teu desktop por exemplo.

Já que tu quer refazer o teu storage externo, tu pode por exemplo, baixar as máquinas virtuais e copiar as VMs para um outro local.

Por exemplo, digamos que tu tenha área suficiente no teu desktop para armazenar as VMs, certo?

Tu desligaria as VMs;

Utilizando o WinSCP faria a cópia das VMs para o teu disco local;

Faria a formatação do storage externo;

Criaria novamente o VMFS no storage externo;

Copiaria as máquinas virtuais de volta para o storage externo do ESX;

Registraria as máquinas virtuais (daí não precisa criar uma nova VM).

Não sei se tu já teve curiosidade de olhar onde/como os discos virtuais das VMs ficam/são armazenados. Cada VM, ou melhor, os arquivos que compõe a VM (.vmx, .vmdk, nvram, etc..) ficam dentro de seu próprio diretório. Faz um acesso via SSH ao teu servidor ESX e dá uma olhada em /vmfs/volumes/nome_do_vmfs . Manda listar o conteúdo desse diretório que tu acessou agora... tu vai ver os diretórios de cada VM. Acessando o diretório da VM tu pode ver os arquivos que eu comentei agora a pouco. Copiando todos esses arquivos, tu fez uma cópia de toda a tua máquina virtual.

Vai postando as dúvias aí Smiley Happy

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá Ivanildo tudo bem cara?

Bem para o que você quer fazer, voce poderia usar umá máquina que chamamos de máquina proxy(Virtual Center), um win2003 que no caso enxerga as mesmas luns do seu ESX no storage.

OBS: Para que o VCB instalado nesta máquina possa executar com sucesso o backup inteira das tuas vm's é necessário vc verificar algumas coisas. Tanto seu servidor proxy (Virtual Center) quanto seu servidor ESX devem estar visualizando os mesmos ID's das tuas lun's senão dá erro certo !

Tipo seu proxy enxerga a Lun id1 -100GB ==== disco1

Tipo seu ESX enxerga a Lun id1 - 100GB ==== disco1 ok

Um caso que daria errado seu VCB

Tipo seu proxy enxerga a Lunid2 - 50GB ==== disco1

Tipo seu proxy enxerga a Lunid1 - 100GB === disco2 !!!!

Tipo seu ESX enxerga a Lunid1 - 100GB === disco1 erro !!!!!

Então Ivanildo é como se o proxy e o seu ESX estivessem visualizando as luns na mesma sequencia entendeu, blz depois disso o seu proxy deve ter uma area suficiente para comportar as vm's. OBS: o VCB fará o backup da sua máquina inteira, mas em relação aos seu dados no momento, então caso ela seja uma vm de 100GB e está utilizando apenas 30GB o vcb fará o backup destes 30GB, mas quando for retornar esta vm pelo VMware converter que já vou te dizer, vc pode optar por voltar os 30GB ou seu tamanho full que eh 100GB.

Então Evanildo crie um .bat para fazer o backup das vm's para a area criada no proxy e um .bat para limpar a area, depois de ter efetuado seu backup.

Crie o .bat para fazer backup das vms:

c:

CD\

CD PROGRAM FILES

CD VMWARE

CD VMWARE CONSOLIDATED BACKUP FRAMEWORK

@ECHO REALIZANDO BACKUP DA VM INTEIRA NO DISCO NTFS "V":

vcbMounter.exe -h nomedohostproxy -u usuariolocaldohostproxy -p senhadousuariohostproxy -a name:NOMEDAMÁQUINAVIRTUAL -r v:\NOMEDAPASTA_DENTRODAUNIDADE -t fullvm -m san

Certo depois do VCB vc executa o seu job da ferramenta de backup nesta area no caso v: , depois executa a limpeza da area com outro .bat:

c:

CD\

CD PROGRAM FILES

CD VMWARE

CD VMWARE CONSOLIDATED BACKUP FRAMEWORK

@ECHO LIMPANDO O PRODUTO DO BACKUP RECEM FEITO COM VCB:

vcbMounter -h nomedohostproxy -u usuariolocaldohostproxy -p senhadousuariohostproxy -U v:\NOMEDAPASTA_DENTRODAUNIDADE

Restore da Máquina Virtual:

Restore da máquina virtual na area v: do seu proxy.

Executar o VMware Converter para migrar sua vm, para o seu servidor ESX.

e daí subir novamente sua máquina.

.

.

.

.

As dicas do Eduardo também são válidas Ivanildo poder utilizar o WinSCP para fazer cópia, ou caso queira poderá também copiar os .vmdk para o no vmfs e criar a máquina virtual para usar este storage, mas caso a máquina tenha também um snapshot se atente ao arquivo delta, pois este é o arquivo que a VM vai estar utilizando no momento.

Esperamos ter ajudado.

Abs.

Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Amigos, Jefferson e Eduardo, vcs são os caras mesmo.

Eu venho a meses pensando da forma mais complicada de como fazer backup de minhas máquinas virtuais, aí o WinSCP era a solução do problema, ja me conectei ao VMware e ja enxergo todas as máquinas virtuais.

Só depois verei uma forma de automarizar o WinSCP para copiar essas máquinas para um disco de outro servidor que tenha bastante espaço em seguida mandar o backupexec acessar esses dados e jogar em fita, mas pelo menos o mais importante ja fiz que foi acessar as máquinas virtuais Smiley Happy

Obrigado pela força, valeu mesmo.

Ha outra coisa, existem diversos arquivos de extensão vmdk, vmx, vmxf, vswp e log na pasta de algumas máquinas virtuais e em outras apenas o arquivos vmdk e vmx, então eu copio todos os arquivos, apenas os arquivos grandes que vejo que tem no tamanho de GBs ou copio logo toda a pasta para garantir ? Cada máquina possui sua devida pasta no servidor Vmware.

Mais uma vez, obrigado, tenho muito que aprender de VMware EXS e das outras ferramentas oferecidas pela VMware.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
nomura
Contributor
Contributor

Olá Ivanildo!

Eu tive algumas duvidas em relacao em como proceder no backup..

Porém montei uma estrutura de scripts em SHELL que geram o backup automaticamente, fazendo o seguinte

1 - Confere quais sao as maquinas virtuais rodando no host

2 - Descobre uma identificacao (ip/moref) da VM

3 - Roda um backup (vcbMounter) da VM num diretorio temporario

4 - Compacta e comprime a imagem completa da VM e envia para um diretorio onde sera disposto em fita DAT

5 - Exclui o temporario

Fiz um procedimento similar para fazer as Snapshots.

Se te interessar me avise, eu posso te passar os scripts.

marcos.nomura@duasrodas.com

Reply
0 Kudos
mribeiro_baluar
Enthusiast
Enthusiast

Ola Ivanildo !

O Eduardo realmente é o cara, sabe tudo ... pode confiar ...

Agora só pra complementar, se você tem uma solução de backup corporativa, como o Backup exec , Veritas Net Backup etc....

você pode utilizar dessas ferramentas normalmente. utilizando-se dos clients. Apenas observe os procedimentos, a propria VMware tem papers sobre agents de backup.

Vale a pena conferir ... ja utilizei várias técnicas como o Eduardo descreveu, assim como agora utilizo Veritas Net Backup.

Reply
0 Kudos
Martinelli_Petr
Enthusiast
Enthusiast

Amigos,

Este debate esta composto com a maioria das opções de backup para o senário informado pelo nosso amigo. O VCB e a opção mais completa mas podemos fazer backup de diversas formas e acho que foi muito bem descrito acima.

Martinelli

4994_4994.gif

sds, Martinelli Ps.: Caso esta informação tenha sido util favor pontuar
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá pessoal, desculpem a excessiva demora para responder a este tópico, desde já agradeço a todos que se envolveram neste tópico.

Bem, irei usar o SSH Secure Shell para copiar as VMS que estão no Storage para dentro de um outro disco, depois disso irei formatar o storage e aumentar o tamanho do espaço reservado para armazenamento das máquinas virtuais, coisa para mais de 1TB, depois de formatar, jogo todas as VMS de volta para o Storage via Windows já que tenho um servidor Windows 2003 também conectado a este Storage, aí reinstalo o ESX, pois irei atualizar a versão, estamos usando ainda a versão 3.0, reconecto ao Storage e subo as máquinas virtuais novamente.

Não consegui fazer o VCB funcionar, também não sou expert em Linux e em comandos scripts, por isso tive muitas dificuldades, aqui na empresa usamos o Backup Exec 12D.

Mais uma vez obrigado a todos.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Já que vai usar SCP, você também pode usar o Veeam FastSCP para fazer a cópia. É free e é mais rápido que o SCP comum. Só baixar do veeam.com.

abs



[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli]

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Show de bola, obrigado pela dica amigo, estou mesmo precisando, pois o WinSCP é muito lento, irei precisar fazer backup de cinco máquinas virtuais, só uma delas tem 200GB de tamanho, ja pensou na demora ? Smiley Happy

Abraço.

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Boa tarde,

Obrigado pela dica, realmente a mesma é muito boa, já instalei o programa na minha máquina e ela irá me ajudar bastante aqui na empresa e na empresa de um cliente onde irei instalar um ESXi.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos