VMware Global Community
nomura
Contributor
Contributor

Backup de VMs via Shell scripts em formato automatizado

Saudações a todos...

Possuo uma dúvida em relação a execução dos backups.

Hoje possuo uma estrutura que desenvolvi via Shell Scripts que executam via crontab o seguinte:

1 - Executam por HOST ESX em determinado horario uma checagem para ver quais VMs estão rodando nela

2 - Identificam alguma ID da maquina VM (ip ou moref)

3 - Criam diretorios temporarios para criar o backup

4 - Fazem o vcbMounter das VMs

5 - Faz um tar gzip e passa por um pipe para fazer split em arquivos de 2gb no local de destino

6 - Remove os temporarios

Isso atraves de um script mestre que fica dentro de um datastore acessivel por todos os hosts ESX

e esse script chama os demais.

- A idéia é fazer backup somente das maquinas demarcadas dentro do script e fazer o backup delas, independente de qual host esta.

- O script mestre, possui uma unica lista com todas as VMs, ou seja, se ocorrer de mudar, ou fazer um aumento da qtde de maquinas, basta mexer nessa lista

- Eu sou fã de CMD LINE, por isso preferi fazer assim, e nao possuo nenhuma outra ferramenta pra rodar como Proxy do VCB e a minha VC é uma VM.

- Ja fiz procedimentos de restore e backup e funcionou tudo numa boa

- Estou fazendo o mesmo procedimento para execução das snapshots, com snap de memoria, assim eu faco um remove-all em todas as snapshots demarcadas e executo uma nova snap todo dia de madrugada, assim minhas snaps nunca passam de mais de 2 dias.

A minha pergunta seria o seguinte, apesar de saber da existencia do VCB, (mas nunca usei) esse procedimento que eu desenvolvi tem me atendido bem, mas é recomendavel!?

Estarei publicando os scripts aqui, caso seja do interesse de todos..

0 Kudos
2 Replies
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Nomura, tranquilo che?

Seguinte, sem problema algum tu proceder o backup das máquinas virtuais via vcbMounter que é chamado através de um script.

Já fiz implementações desse tipo em clientes que não tinha o VC, então eu tinha um script para cada servidor ESX, e, dentro desse script eu chamava ainda o software de backup do cliente para enviar os dados para fita (servidor de backup).

Não existe uma forma mais correta de executar o backup, via vcbMounter ou VCB, o que existe é o que te antende ou não. Se, por exemplo, te atender, o fato de desligar todas as VMs e fazer backup via scp, perfeito, é isso aí! :smileygrin:

Onde eu trabalho eu faço o backup de todas as máquinas virtuais via shell script mesmo, mesmo eu tendo VC mais VCB. (falta tempo pra melhorar a coisa hehehehe)

No mais era isso che...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
0 Kudos
paganotti
Contributor
Contributor

tenho um procedimento semelhante ao seu porem estou com com o seguinte problema, apos a execução do vcbMounter um dos arquivos .vmdk não consigo remover , mover , zipar apresentando a seguinte mensagem "No such file or directory", alguem sabe me explicar como resolver o problema em questao ?

0 Kudos