VMware Global Community
abarsotini
Contributor
Contributor

Backup de VM Esxi 5

Olá pessoal!!!!

Sou novato na lista, e tenho uma dúvida:

Existe a possibidade de realizar backup da VM em um Datastore separado?

Exemplo: tenho uma VM em um datastore X e gostaria de Exportar essa VM para um datastore Y (Sem depender de Copia/Colar manualmente entre eles)

Versão: ESXi 5.0 Update 1

Obrigado!

Reply
0 Kudos
9 Replies
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Pode, mas não é o ideal. Ou você vai ter "clonar" a VM a quente, com todos os app e files abertos e correr o risco de ter algo corrompido ou fazer isso com a VM desligada e ter período de indisponibilidade.

Além do risco de alguém subir a VM por engano e ter duplicidade na rede.

Acho que vale a pena investir um pouco mais em uma solução de backup da VMware ou de terceiros que fazem backup para disco.

Reply
0 Kudos
abarsotini
Contributor
Contributor

Olá

Referente ao "Pode", eu não encontrei como realizar o processo de exportar essa VM para um Datastore, apenas para o local onde o Sphere Cliente está instalado!

Manualmente eu consigo até fazer (Após exportar para a máquina onde está o Sphere Cliente) utilizando a navegação nos datastorages!

O que eu queria era realizar a exportação direto para o Datastorage! Caso isso for possível, por gentileza, me explique os procedimentos

Quanto a ferramentas de Backup da VMWare ou de terceiros, você recomenda alguma?

Obrigado!

Armando

Reply
0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Me conta um pouco mais do seu ambiente. Número de VMs? Usa vCenter, etc?

Reply
0 Kudos
abarsotini
Contributor
Contributor

Olá!

Meu ambiente ainda é de testes, não está em produção! Estou utilizando uma máquina com: Corei5 / 4GB Ram / 2x HD 500 Sata (Apenas para testes)

Pretendo colocar em produção em breve (em um IBM x3550-m3-xeon), mas isso somente após testar bem a solução!

Voltando ao meu ambiente atual, tenho nessa máquina 2 HDs de 500GB, cada um deles é um datastorage, e estou rodando 2 Guests Linux (Centos 5.8 64x)

Uma dúvida: o vCenter é gratuito? O ESXi eu vi que é gratuito até 32 GB de RAM, confere?

Obrigado pela atenção!

Armando

Reply
0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Isso, o ESXi free vai até 32 Gb RAM.

O vCenter não é gratuito. As soluções eu eu conheço de clone de VMs e backup, todas requerem o vCenter. : (

Mas outro membro do grupo pode conhecer alguma opção que funcione apenas com o ESXi free.

Reply
0 Kudos
abarsotini
Contributor
Contributor

OK, valew Rafa!

Alguém ai poderia me ajudar nessa questão?

Agradeço!

Armando

Reply
0 Kudos
abarsotini
Contributor
Contributor

Bom Dia!

E ai galera? Alguém tem alguma dica? Recomendação de Softwares de Terceiros?

Agradeço!

Armando

Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Boa tarde!

     Também estou a procura de uma solução gratuita para backup. Tenho o mesmo objetivo, apenas fazer o backup das VMs (Uma linux e uma Windows). Mas no meu caso, queria fazer para um drive USB.

     Duas ferramentas que devo testar em breve são: http://www.trilead.com/Editions/ e http://communities.vmware.com/docs/DOC-8760 ambas free.

     Se souber de algo a mais posto aqui.

Abraços

Reply
0 Kudos
Vagner_Matos
Contributor
Contributor

olá,

Aqui eu uso o ArcServe Backup, mas você pode usar o Backupexec da Symantec que também é muito bom.

Abraços

Reply
0 Kudos