VMware Global Community
alberane
Contributor
Contributor

Avaliação da Liceça do VMWare ESXi 4.0

Olá Pessoal,

Estamos em processo de virtualizção de alguns servidores por aqui e um

dos VMs selecionados é o VMWare ESXi 4.0 principalmente por ele rodar

diretamente no hardware e tal.

Bem que tentei ler com mais detalhes a linceça desse VM mas não

consegui compreender completamente os seus termos.

Ví que se ele estiver registrado é gratuito. Ele é gratuito, mas

até que ponto?.

Alguém teria um conhecimento mais específico sobre a licença gratuita do VMWare ESXi 4.0?

Obrigado

att.

_______________

Alberane Lúcio

att. _______________ Alberane Lúcio
Tags (2)
0 Kudos
16 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bom dia,

Vou te passar um link que você poderá ver melhor o que tem de função habilitada numa licença "free" e nas demais que são pagas.

http://www.vmware.com/products/vsphere/buy/editions_comparison.html

No link abaixo tem um comparativo com descrição de funcoes (as 4 primeiras questoes).

http://www.vmware.com/products/esxi/uses.html

Espero ter ajudado!

*If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful"*

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Legal, mas agora eu fiquei confuso...rs

Procurei no material que vc mandou mas não encontrei.

Então existem ESXi de todas as versões (standard, enterprise...etc), essas versões tbm são free ou tem funções que são pagas?

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
alberane
Contributor
Contributor

Olá Amievil!

Pelo que entendi o VMWare ESXi é gratuito na versão Single Server cuja as funcionalidade vão até "Thim Provisionning", e ele é totalmente funcional com os recursos disponíveis (http://www.vmware.com/products/vsphere/buy/editions_comparison.html).

Os outros são pagos, veja os valores (http://www.vmware.com/products/vsphere/buy/overview.html).

Inclusive achei interessante que o VMware vSphere Advanced nem é muito caro.... próximo de $2,300.00 que vai até a funcionalidade de VMotion...

att. _______________ Alberane Lúcio
0 Kudos
swapd
Enthusiast
Enthusiast

Amievil,

Sim, existe ESXi para todas as edições (do Single Server ao Enterprise Plus). A edição Single Server é Free.

Não existe edição ESX Single Server para, ou seja, não existe ESX free.

O que muda de uma edição para a outra são a features disponíveis.

Um abraço,

Elcio Mello

--

http://blog.vmpirate.org

If you find this answer useful, please award points for "correct" or "helpful"

-- If you find this answer useful, please award points for "correct" or "helpful"
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Então versões Free so existe a single server. As com outras funções são pagas mas mais barato.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Com o ESXi, vc consegue virtualizar quantos servidores quiser, normalmente, seja Windows Server, Linux, Solaris, Unix e até estações de trabalho com Windows e Linux, vc entra no site da Vmware, faz o download e lhe será enviado um e-mail com o link para pegar o registro free, que vc aplica no VI Client e pronto, para somente virtualizar vc consegue usar de graça normalmente, o ESXi é diferente do ESX que é um sistema operacional completo, o ESXi é apenas um Kernel, tanto que a instalação dele não demora cinco minutos, vc não consegue instalar drivers de hardware manualmente, não consegue instalar programas, nem muito menos mecher nas permissões das pastas, a taxa de velocidade do mesmo para cópias das VMS (em caso de backup das máquinas virtuais para um HD em outro servidor externo), é de 20Mb/s no máximo, enquanto o ESX chega a 45Mb/s.

Como o ESX é um sistema operacional completo e não apenas um Kernel e por permitir alterações no sistema via comandos Linux, com isso ele é pago e usa outro tipo de licença, normalmente é adiquirido em um pacote com outras ferramentas, como o Virtual Center, Consolidated Backup, VMotion, etc.

Vc também pode usar estas ferramentas adicionais com o ESXi, mas tem que comprar separadamente.

Então se seu objetivo é apenas virtualizar servidores em equipamentos fisicos sem usar as features a mais, ou seja as ferramentas adicionais, então o ESXi lhe atende bem.

Tenho um cliente que comprou um Dell Power Edge 2950 com 8Gb de RAM e dois processadores Quad-Core, nele istalei o ESXi e subi 3 máquinas virtuais, sendo duas Windows Server 2003 e uma Linux Debian, está a meses funcionando beleza e o cliente muito satisfeito.

Sds,

Ivanildo Galvão
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Sim sim... que ele nao tem service console eu ja sabia...

o que eu nao tinha entendido era essa parte:

"Vc também pode usar estas ferramentas adicionais com o ESXi, mas tem que comprar separadamente."

Valeuwww.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá, se minha resposta responde a sua pergunta, classifique-a por favor.

Abraço.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
flaviooliveira
Contributor
Contributor

O lá pessoal,

Lendo tópico sobre avaliação da licença do ESXi 4.0 Free, fiquei com uma dúvida nessa documentaçao PDF abaixo, o que quer dizer edição Single Server(Free), quer dizer que só pode ter um processador no servidor, há alguma limitação para 2 processadores(com vários core) no mesmo servidor? Realmente não entendi o termo.

Outra dúvida é, as versões free ESXi 3.5/4.0 não podem ser atualizadas automaticamente só as versões pagas?

Sds

Flávio

0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Ali so diz que suporta processadores de ate 6 cores.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
flaviooliveira
Contributor
Contributor

Julio bom dia,

Então quer dizer que não pode ser usado legalmente, em servidores com mais de um processador fisico?

Sds

Flávio.

0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Pode ser usado em sistemas com mais de um processador fisico, desde que nenhum deles passe de 6 cores.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
flaviooliveira
Contributor
Contributor

Então posso usar por exemplo em um servidor com 2 processadores 4 quad-core, da um total de 8 núcleos ou eu poderia usar só 2 processadores mais duo-core somente pois ai seriam 4 cores?

sds

Flávio

0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Mas então, como isso funciona ? O Vmware ESXi informa que não pode ser instalado em um servidor com mais de 6 núcleos, no ato da instalação ou ele deixa passar e só não reaproveita os núcleos a mais ?

Pois tenho um cliente usando ESXi 3.5 U4, instalado por mim e no servidor dele são dois processadores Quad-Core.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Vc pode instalar mais de um processador fisico com ate 6 cores cada processador. Tenho um cliente que tem um servidor dell com dois processadores de 6 cores, ou seja, o limite de 6 cores por cada processador não a soma deles.

Sim ele permite instalar e tudo normalmente, o que muda é a questao do licenciamento, que no caso pra usar um servidor com 8 cores vc precisa pagar mais caro para ter a licença que vai permitir o uso desse ESX.

Ate onde eu sei somente a vmware esta vendendo essa licença, nem mesmo a HP e a Dell vendem ela.

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Segue um exemplo de um email que recebi da vmware:

VMware Enterprise Plus Acceleration Kit for 6 processors USD 100,00

VMware Enterprise Plus Acceleration Kit for 8 processors USD 150,00

Julio,

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos