VMware Global Community
Carneiro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Auto-Start de um GUEST em um HOST que está iniciando...

Caros colegas,

Gostaria de informações de como proceder para que, ao iniciar um HOST (boot ou reboot) um GUEST VMware seja iniciado automáticamente, por exemplo:

Um HOST WinXP ao ser iniciado, ele execute a VM, que iniciará um GUEST específico (ex. Firewall Linux.

Desde já agradeço a colocaboração de todos.

Forte abraço,

CARNEIRO

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Carneiro, faz o seguinte.. pelo visto tu deve ter ou o VMware Workstation ou o Server certo?

Quando o teu host iniciar, escreve um .bat com uma linha só, mais ou menos com essa minha....

vmware-cmd /home/tr0p1x/VMs/VPNClient/VPNClient.vmx start

Ou seja, tu coloca assim:

vmware-cmd caminho_do_arquivo_vmx_da_tua_VM start

Feito isso, tu faz com que esse .bat seja exeutado quando o teu host terminar de subir...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

View solution in original post

0 Kudos
6 Replies
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Olá Carneiro tudo bem.

Para seu questionamento, acho que esse caminho pode te ajudar.

No Virtual Center vc seleciona o servidor ESX aciona o guia Configuration na parte Software selecione Virtual Machine Startup/Shutdown e verifique quais vm's devem ser startadas automaticamente.

Você pode acompanhar na img em anexo

abs.

0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Carneiro, faz o seguinte.. pelo visto tu deve ter ou o VMware Workstation ou o Server certo?

Quando o teu host iniciar, escreve um .bat com uma linha só, mais ou menos com essa minha....

vmware-cmd /home/tr0p1x/VMs/VPNClient/VPNClient.vmx start

Ou seja, tu coloca assim:

vmware-cmd caminho_do_arquivo_vmx_da_tua_VM start

Feito isso, tu faz com que esse .bat seja exeutado quando o teu host terminar de subir...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
0 Kudos
Carneiro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá JEFFERSON,

Falha minha... Meu ambiente é mais simples, baseado no WORKSTATION e não no ESX, me desculpe não ter explicitado esta informação.

Lhe agradeço toda disponibilidade em ajudar.

Estarei tentando utilizar a dica do EDUARDO e registro aqui o resultado.

Obrigado mais uma vez,

CARNEIRO

0 Kudos
Carneiro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá EDUARDO,

Sua dica foi matadora, mesmo que o comando não consta na versão do WORKSTATION 6.0 que tenho, então utilizei:

1. vmrun start OpenBSD.vmx

2. vmplayer OpenBSD.vmx

Ambos funcionaram perfeitamente, porém o único problema que tive é que meu HOST (WinXP) tem uma senha para que os STARTUPs iniciem.

Caso você tenha alguma dica para me dar sobre como eu possa executar a VM sem a necessidade de realizar o LOGIN (estilo SERVICES), lhe agradeceria MUITO.

Grato por toda ajuda e disponibilidade.

Forte abraço,

CARNEIRO

0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Que bom que te ajudou cara... desculpa pela troca do comando, é o costume de trabalhar com o ESX. Smiley Happy

Carinha, seguinte, acho que tu não vai conseguir fazer isso com o Works, isso acredito eu que tu consiga com o VMware Server, pois o Server, como tu disse, roda como um serviço e não precisa de ninguém logado para iniciar uma máquina virtual. Pelo menos isso era o que constava nos manuais a uns 2 ou 3 anos atrás hehehehe

No mais era isso che..

[]´s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Bom, a thread é antiga, mas...

No ESX/ESXi 3.5 você pode fazer isso pela interface gráfica:

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos