VMware Global Community
tokomk
Contributor
Contributor

Aumentar tamanho do hd na maquina virtual

Ola

eu aumentei o hd da maquina virutal porem no windows a hora que eu subo a maquina virtual, o tamanho que eu aumentei do hd é criado como um novo hd e nao é agregado ao hd existe... tem algum jeito de agregar e nao separar?

Reply
0 Kudos
5 Replies
Romeu_Avancini
Enthusiast
Enthusiast

Como você aumentou?

Se usar o vmware converter eu acho que fica do jeito que você está querendo.

Reply
0 Kudos
tokomk
Contributor
Contributor

eu só aumentei o tamanho o edit proprieters da vm mesmo

eu ja tinha essa maquina virtual ai fui nas propriedades dela e aumentei o tamanho do hd

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Ao fazer isso você aumentou o tamanho do seu disco virtual no seu "hardware virtual".

Falta avisar ao Windows que o disco aumentou. Abra o Disk Manager do Windows e faça um Rescan no disco que você acaba de aumentar. O Windows passará a enxergar o novo tamanho do HD virtual.

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
tokomk
Contributor
Contributor

Andriolli como iriei fazer um rescan do disco?

quando eu entro no gerenciador de disco no windows ele ja enxergar a quantidade que eu aumentei no hd como um novo hd

ai o que eu tenho a fazer é apenas formata-lo

pois do jeito que eu queria nao vai, que seria incorporar o que eu aumentei junto ao hd ja existente.

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Aí realmente é com o Windows, igualzinho a uma máquina física.

Se for Vista, tem uma opção no Disk Manager dele pra aumentar a partição NTFS. Se for outro Windows, você precisará usar uma das muitas ferramentas de particionamento para fazer isso. Sugiro o GParted, que é bem fácil de usar. Você vai ter que:

1. Baixar o .iso do LiveCD do GParted;

2. Monte o .iso do LiveCD como cdrom da VM;

3. Reboot a VM com esse cd-rom (Edit Settings| CD/DVD Drive 1 e ligue "Connected" e "Connected at power on"

NOTA: você pode usar o Edit Settings|Options na VM para forçar entrada na BIOS da VM e escolher bootar com o cdrom primeiro.

4. Use a interface do GParted para mudar sua partição NTFS como desejar;

5. Remova o cdrom e reinicie a VM.

Você tem que bootar a VM com o livecd porque o Windows não vai deixar você mudar o tamanho da partição com ele funcionando. Talvez algum outro admin de Windows mais cascudo tenha outra dica para fazer isso de uma forma mais simples.

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos