VMware Global Community
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Arquivos *-flat* no EXSi 5 e backup de VM

Estou com uma duvida e um problema.

Estamos migrando os servidores de nossos clientes de VM Server para o EXSi 5, porém encontramos em 'grande' problema no caminho.

No server, fazemos o backup das VMs com scripts, copiando a VM diretamente para um HD externo ou NAS.

Fomos testar isso no EXSi 5 e tivemos uma surpresa.... Mesmo usando discos 'thin', quando fazemos a cópia, o arquivo VMDK vem acompnhando de outro *-flat* que tem o tamanho do disco original. Isso é um problema enormo pois os vmdks tem 18Gb~40Gb e o flat 850Gb cada.... além do tempo, não temos espaço para isso.....

A duvida é, para que serve esses arquivos? Posso ignora-los para fazer o backup full das VMs?

Tags (3)
Reply
0 Kudos
5 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Igor,

Existem dois tipos de arquivos referente a disco em uma VM no mundo de vSphere.

o Flat-vmdk que são os dados mesmo, no caso é um disco ontem contém todas os arquivos armazenados pelo S.O da VM.

e também o VMDK que normalmente tem 500Kb ou menos, na verdade não passa de 1Mb, nele contem as informações do disco flat-vmdk, como apontamento do disco flat-vmdk, tamanho, quantidade de setores, cilindros e etc....

Você precisa fazer backup dos dois, pois um sem um outro pode dar problemas, o vmdk voce ainda é capaz de recriar caso você perde ele.

Aparentemente há alguma coisa errada, através do browse datastore voce nao consegue ver os dois arquivos, normalmente você vê apenas o flat-vmdk.

Então por favor, acesse via ssh, e vá em /vmfs/volume/ vai na pasta da maquina virtual e da um ls -lah.

Posta aqui a saida do comando caso o que eu escrevi acima não resolveu.

Por favor atribua os pontos para a resposta caso foi útil ou resolveu seu problema

Abcs

Mauro

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Boa tarde. No 'Browse' não aparece o 'flat', só no SSH mesmo.

Certo, entendi agora o uso dos dois.

Mas ainda estou com uma duvida.... Como copiar somente os dados? Por que pergunto isso.... Em um cliente temos um NAS de 2Tb. Nele temos 6 maquinas. Para não termos problemas com disco, no VMWare server colocamos discos de 850Gb........ No server, os arquivos vmdk tinha 45, 60 gigas. Hoje, cada discos, tem os 850 Gigas!!!!! Isso torna impossível o backup. Na verdade, é impossível ter isso com o espaço que existe no servidor, de 2Tb também.....

Mesmo escolhendo discos 'thin', ele ficou com o tamanho total. Tem como 'resolver' isso ou algum comando para copiar somente os dados?

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Para copiar só os dados, você precisa colocar o agent de backup instalado dentro da máquina virtual, dessa maneira você irá tratar a máquina virtual como física.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

O que queria mesmo, era fazer uma cópia da maquina virtual toda (Todos os arquivos e HDs). Para, em caso de desastre, poder apenas copiar da unidade de backup para o novo servidor e subi-la.

Usando o agent de backup, irá fazer um backup tipo baremetal, ou backup full certo? Seria a mesma coisa que usar o Windows Backup?

QUal o nome da ferramenta? procurei no site da VM mas tem muita coisa sobre backup e recuperação de dados, fiquei perido lá.

Obrigado pela ajuda!

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

A ferramenta da VMware para backup se chama VMware Data Recovery, ela faz backup a nivel do vmdk, quando ele faz a primeira cópia ele levará o vmdk inteiro, e os proximos backups voce pode fazer incremental, que também conta com o beneficio de dedupe.

Com o Data recovery, voce também consegue fazer restore full da VM ou a nivel de arquivo .

Ai depende da sua licenca para utilizar esse produto.

Quando eu falei de instalar o agent direto no S.O da VM, seu backup seria feito a nivel de arquivo, uma vez que voce perdesse a VM, voce teria que recriar ela e depois voltar o backup no disco criado.

Segue site do produto da VMware - http://www.vmware.com/products/data-recovery/overview.html

Por favor atribua os pontos para a resposta caso ela tenha sido útil, ou se resolveu seu problema/dúvida.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos