VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Algumas duvidas sobre HA, necessidade de backup ?

Senhores,

Em um ambiente com HA, vcs acham necessário fazer backup de máquinas virtuais ?

Deixa eu explicar.

Tenho dois clientes que tem servidores Vmware conectados em Storages, um MD3000 e outro cliente com MD3000i, em 3 anos nunca que as Vms pararam por conta de Storage, as Vms ficam nestes Storages. Estes equipamentos tem 4 placas de rede/HBA, duas controladoras, discos hot-spare, duas fontes, são equipamentos confiáveis, dificilmente vemos um Storage apresentar um problema que mande para o espaço todas as Vms.

O lance é que fiz um projeto de HA alternativo, usando Veeam Backup & Replication, dois hosts ESXi, cada host com um Storage Iomega NAS para armazenar as VMS, o Veeam replicaria de um host para o outro, colocando as máquinas nos Storages.

Só que o cliente por motivos de padronização prefere usar tudo Dell, ele possui um host Dell PE 1950 com 8GB de RAM, vai colocar mais memória chegando a 24GB, este servidor possui dois Intel Quad-Core da série 5500. Então será comprado um novo servidor Dell PE R410 com 32GB RAM e dois Intel Quad-Core e um Storage Dell PowerVault 3200i, neste storage ficará as Vms, os hosts em HA usando o vSphere Essential Kit Plus.

Então como o projeto já está relativamente caro, descartarei no projeto  a compra de licenças de Veeam Backup & Replication e de um Storage Iomega extra para armazenar estes backups, como podem ver o cliente terá equipamentos de ponta, e um Storage desses inteligente, robusto, tem 1% de chance de apresentar um problema sinistro que comprometa todas as Vms.

O que acham ?

Outra coisa, existe alguma restrição em fazer um HA usando servidores de modelos diferentes, mesmo sendo do mesmo fabricante ? Alguma restrição com processador por exemplo ? Em outro projeto que fiz e até postei na comunidade, usa dois Dell R410 identicos.

Valeu pessoal, agora é redesenhar o projeto aqui, tirar HA com Veeam e usar HA com vSphere Essentials Kit Plus.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
diegopascual
Contributor
Contributor
Jump to solution

Cara, quanto ao HA, pode ser processadores diferentes desde que compativeis. Voce pode verificar se eles suportam EVC Mode e habilita-lo no ambiente.

Outra opção é acertar a Mascara de CPU (CPU Mask) que é um procedimentoum pouco mais complicado mas funciona em 90% dos casos.

Sobre EVC Mode: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100576...

Sobre EVC Mode 2: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100321...

Sobre CPU Mask: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=1993

Abraço!

View solution in original post

Reply
0 Kudos
5 Replies
diegopascual
Contributor
Contributor
Jump to solution

Cara, quanto ao HA, pode ser processadores diferentes desde que compativeis. Voce pode verificar se eles suportam EVC Mode e habilita-lo no ambiente.

Outra opção é acertar a Mascara de CPU (CPU Mask) que é um procedimentoum pouco mais complicado mas funciona em 90% dos casos.

Sobre EVC Mode: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100576...

Sobre EVC Mode 2: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100321...

Sobre CPU Mask: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=1993

Abraço!

Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Estou com um novo desafio em outro cliente. Mapear todas as LUNS de um Storage Equallogic que estão atreladas a vários servidores Vmware ESX 3.5, fazer backup de todas as máquinas virtuais usando o Veeam Backup, destruir todas as LUNS e criar novamente de forma mais otimizada, LUNS maiores de 500GB (tamanho atual de cada), instalar ESXi 5 em todos os servidores e redistribuir todas as máquinas virtuais nestes hosts, de uma forma mais organizada, a ideia é que depois disso, no final tenha bastante espaço livre em Storage e recursos dos servidores  físicos como memória, cada host tem 64GB de RAM, pelo o que vi aqui, estão mau distribuidos e dá para melhorar um bucado.

Quem quiser dar alguma dica para este projeto, sinta-se a vontade.

Valeu !

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
DanielCunha26
Contributor
Contributor
Jump to solution

Oi Ivanildo,

em primeiro lugar, parabéns pelo cenário. Realmente, conforme descrito, trata-se de um ambiente bastante robusto.

Dada esta característica de alta disponibilidade, observe que a existência ou não de uma solução de backup para compor

o cenário deixa de ser uma decisão técnica, quase saí da esfera operacional e acaba sendo direcionada ao contexto de governança de TI.

Se vc consegue demonstrar que a solução oferece 99% de disponibilidade mas ainda assim houver a necessidade explícita de backup por parte

de requisitos de segurança dos dados, você deverá implantá-lo ou a menos informá-lo junto ao seu cliente. São coisas distintas e atendem requisitos distintos.

um abraço.

Dê feedback e pontue caso a informação seja útil. Mais humildade = mais sabedoria. Mais sabedoria = mais humildade.
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Pois é Daniel, vc tem razão, a principio não focarei no backup das VMS, pois as mesmas ficaram em um MD 3200i zero bala, tô falando do projeto de outro cliente que fez a duvida surgir, sem falar que nunca vi em outros clientes onde coloquei Vmware, a empresa perder as máquinas virtuais por conta do Storage, esses equipamentos são redundantes de quase tudo, discos, controladoras, rede, etc e ainda tem um senhor nobreak por traz, mas claro que backup nunca é demais, como o cliente irá investir no vSphere Essentials Kit Plus, o VDR vem junto e pode ser configurado no futuro, quanto ao backup do conteúdo dos discos das máquinas virtuais, este sim será configurado normalmente, arquivos, banco de dados, Exchange Server, etc, tudo em um Storage menor da Iomega em lugar separado.

Quanto ao cenário de otimização de ambeiente de cliente, a outra missão que citei, é um outro caso um pouco mais complexo e requer bastante planejamento, o cliente tem 6 hosts Vmware ESX 3.5, com máquinas virtuais distribuidas de forma desordenada em LUNS em um Storage Equallogic, o cliente não tem HA, Vmotion, nada disso, são hosts separados, vai continuar assim ainda, por questão de grana, mas a minha ideia é migrar tudo para ESXi 5, antes fazer backup de todas as máquinas virtuais com o Veeam, destruir todas as LUNS do Storage e criar outras maiores, analisar se não tem máquina virtual em excesso, enfim, otimizar mesmo, aproveitar melhor os recursos (Servidores e Storages), desafio arriscado, mas estou motivado.

Eu preciso mesmo é aprender muito mais de Vmware, sinto que ainda sou verde, tem muita coisa bacana pra aprender pois o Vmware tem muita coisa, não posso fazer curso oficial agora, então vou catando da internet, artigo aqui, outro ali, baixa uma coisa aqui e aculá, vídeos, etc, mas ainda sonho em fazer o curso oficial e um dia me tornar VCP5, até lá vou tirar uma certificação de virtualização mais fácil, que não requer 2500 dolares em curso oficial, a de Hyper-V, também trabalho com esta solução e me certificando em Hyper-V, pelo menos será uma certificação de "virtualização" a por no curriculo.

Valeu !

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
dimiro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Sou novato no assunto.. fiquei com uma dúvida, ou uma pulga.

Meu ambiente é simples.

Tenho 2 servidores ja com o ESXi e pretendo adquirir a licenca essentials kit plus e irei adquirir tb uma storage que sera ligada via iscsi.

Pelo que entendi, se um dos 2 servidores der pau, automaticamente as VMs estarão a salvo e subirão no outro com este recurso HA? Isso funciona legal com esta licenca?

Abs

Reply
0 Kudos