VMware Global Community
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Ajuda para planejar ambiente simples

Trabalho com T.I. para empresas de pequeno porte e pretendo oferecer uma solução mais profissional a elas a um baixo custo.

Gostaria de dicas para montar um "padrão" de servidor, com redundância, backup de dados, backup de VMs e UPS.

O que tenho montado:

Servidor HP ML110 G7, com um HD de 250 (sistema, scritps de backup, etc) e dois HDs de 1Tb. Um HD externo de 2Tb. No-break APC SmartUPS.

O servidor não tem placa RAID. O HD é USB (Sem interface network). O no-break é gerenciavel pela USB.

Como fazer isso tudo funcionar? Ou recomendam trocar algo?

Esta config já está dificil de vender. Estou no interior e poucas empresas investem em servidor (muitas de um micro velho ou i3 como server!). Não posso adicionar placa RAID cara ou adquirir software caro.

Como funciona hoje:

O host é ESXi5. Nele temos uma VM Linux Unbutu e uma VM Windows 2008.

No Linux, mapeio o HD USB e compartilho via NFS. Adiciono o NFS no HOST.

No HD interno 1, deixo as VMs.

No HD interno 2, deixo o VMDK de backup do windows e copio as VMs para ele.

No final de semana, copia o conteudo do HD interno 2 para o HD USB (Via NFS no linux).

O no-break ligo na VM Windows 2008. Quando falha a energia, desliga o windows e a outra VM e o Host não. Ficam ligados.....

Como podem ver, não está bom. cheio de falhas e não estou usando os recursos de forma correta.

Como melhorar? O que posso fazer sem mudar o desenho? E o que posso mudar para melhorar?

Backup das VMs, Desligar o host pelo UPS, Fazer o Raid e fazer o backup (via windows)

0 Kudos
0 Replies