VMware Global Community
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Ajuda na configuração do servidor

Boa tarde a todos!

Sou "novo" na comunidade e no mundo da virtualização e gostaria de falar que estou impressionado com a capacidade e avanço de tal tecnologia.

Bom, como todo novato, estou precisando da dica de vocês.

Preciso montar em minha residência um servidor para subistituir o server atual e pretendo usar o EXSi com duas máquinas virtuais para atender minhas necessidades.

Irei virtualizar uma máquina Linux e uma máquina Windows 2000 SP4 (W2K3 é mais pesado e o que quero é simples).

A máquina Linux vai ser o roteador, com proxy, firewall, file e print server, dns, dhcp, web e ainda vou ter um banco de dados instalado nele. Tenho que por um disco de 1.5Tb SATA2 que tenho ligado ao file-server.

Apesar de ser muitos serviços, não são tãao usados, a rede por trás dele é de apenas 7 micros que fazem muitos acessos a internet (via proxy) e poucos ao file-server (que é onde armazeno as musicas e fotos).

Na maquinha windows 2000 vou rodar um sistema de captura de imagens de4 cameras de seurança. Consome +/-800Mhz e 512Mb quando captura em full simultaneo nas 4 cameras.

Pretendo levar, de vez em quando, só para estudo, algumas máquina windows e linux, no max 2 ao mesmo tempo.

A pergunta é, qual a configuração que devo pesquisar? (Sendo que o $$$ é bem limitado, max 2 Mil)

Intel ou AMD, Xeon ou Opteron?

Pensei em por 2Gb de memória agora e mais 2Gb mais a frente.

Outra duvida que fiquei, o que seria melhor, um servidor mesmo ou um desktop potente (Devo a ter mais I/Os que os servidores (Pensando que vou usar 1 Disco de 1.5Tb e devo por outro mais para fernte para fazer espelhamento e vou colocar mais duas placas de rede e uma placa PCI 32bits))?

Muito obrigado,

Ígor

Reply
0 Kudos
5 Replies
Romeu_Avancini
Enthusiast
Enthusiast

Fala Igor, só para você ter uma idéia.

Tenho no meu ambiente um esxi rodando em um servidor dell com 4 dual core Xeon 2.7e 2 Gb de RAM, o disco fica numa storage.

Nesta maquina ficam 3 linux com 256 Mb, fazendo a mesma função do seu linux e um windows 2003 com a função de gerenciar meus antivirus (1024 Mb). Na boa, até agora eu não tive problemas.

Com relação a estudar num local onde vai ter maquinas de produção....pode não ser uma boa ideia (Minha opinião pessoal).

Neste link VMWARE HCL você conseguirá pesquisar quais HW são compativeis com os produtos vmware. E neste link você encontrará uma lista de HW não homologados pela vmware, mas são suportados pelo esx e esxi.

Ps.: No site da vmware vc encontra muita documentação, é uma ótima fonte de pesquisa.

Abraço e sucesso!

Reply
0 Kudos
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá Igor.

Além do comentário do romeu aconselho também o download da nova versão do vm converter, pois agora tem suporte a linux

VMware vCenter Converter Standalone

Abs.

Reply
0 Kudos
leandro_paes
Contributor
Contributor

Igor,

Como você deve utilizar um servidor virtual para fazer captura de imagem, isso somente será possivel, se essas cameras utilizarem a rede. Caso você, necessite colocar aquelas placas PCI de captura, a melhor alternativa é utlizar o VMware Server, pois o ESX não tem drivers para essas placas.

Att,

Leandro Paes

IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Primeiramente, obrigado a todos pelas respostas!

Fiquei com uma duvida. Vou campturar o video por uma placa PCI especifica. O ESXi não tem suporte certo? Não teria como eu "vincular aquela IO" especifica onde estaria a placa PCI direto para o servidor Windows? Entende, como se tivesse uma ponte direta? Tipo falar, "tal pci, irq, etc, vai falar direto com a máquina tal".... ???

Ps.: Sobre a configuração, vou utilizar um micro normal, ainda não decidi as peças, vou ver a lista de HW compativeis que me passaram e vou montar em cima. Mas vai ser um P4 Quad Core, com 4 ou 6 Gb de Memória, um disco de 250 Sata2 (FS) um disco de 1.5Tb Sata2 para arquivos, 4pls rede 100Mb.

A configuração se SF vai ser Um linux para roteador e firewall, outro (provavelmente Suse) para proxy, banco, file&print server, etc e uma Win2000 para captura de videos.

Abrs e obrigado a todos!!

Reply
0 Kudos
sidney_rocha
Contributor
Contributor

Olá Igor,

Não é possível você utilizar uma placa específica no VMware ESX (seja ele o 3.5 ou o 3i) porque o VMware virtualiza todas as placas criando somente as de rede e SCSI. Não é possível carregar outros drivers além desses (É um dos poucos casos que o VMware ESX não pode ser utilizado, além do caso de aplicações real time).

Como um colega comentou, caso você tenha a necessidade de utilizar uma placa específica, você terá obrigatoriamente que usar o VMware Server (que também é gratuito). A questão é que o VMware Server roda sobre um sistema operacional Windows ou Linux e não sei se é o que você está buscando, já que quer aproveitar ao máximo os recursos. Minha sugestão, caso opte pelo VMware Server, é que o instale sobre o Linux (desde que sua placa de captura de vídeo tenha drivers pro Linux, obviamente).

Quanto ao desktop rodando ESX 3i, a VMware é muito restritiva quanto à lista de compatibilidade. Há pouco tempo atrás tentei instalar um VI3 ESX 3.5 em meu desktop de casa (que é um HP...) e a placa de rede não foi identificada. Portanto, é bom você dar uma olhada na HCL disponível no site da VMware para comprar alguma placa de rede (Broadcom, por exemplo) que seja suportada, caso não tenha uma.

Minha opinião é que você deveria utilizar um servidor ao invés de um desktop, já que o servidor possui algumas características que o desktop não tem e que podem ser úteis pra você na sua operação. Quanto a criar máquinas virtuais pra testes no ESX, não vejo problema nenhum (afinal, o VMware é pra isso). Só fique atento pra não sobrecarregar seu servidor fazendo com que suas VMs de produção experimentem contenção de recursos em algum momento que não poderiam.

Espero ter ajudado, um abraço.

Reply
0 Kudos