VMware Global Community
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Ajuda com vSphere - Desempenho Muito Baixo

Pessoal, boa tarde.

Primeiro quero agradecer muito a quem se interessar em me ajudar.

É a primeira vez que entro aqui na comunidade.

Meu problema deve ser simples de resolver mas preciso de ajuda.

Tenho um servidor Hardware Dell PowerEDGE (2-Xeon Quad Core, 12 GB RAM, 1200GB (raid 10)) com 4 VM's configuradas, mas apenas uma rodando um windows 2008 com o ERP Datasul.

Amigos, o desempenho é BAIXISSIMO, chega a ser incrivelmente menor que o antigo hardware completamente defasado.

EU tenho certeza que existe algum problema de configuração.

Eu tentei alocar todos os recurso pra esse servidor virtual e o desempenho melhorou MUITO pouco.

Quem pode me ajudar?

Como eu poderia gerar um relatório de configuração?

A única coisa que eu sei dizer é que por mais que todos os recursos estejam destinado a essa máquina o clock do processador não passa de 500mhz enquanto tenho 8x 2200 mhz.

Por favor, me ajudem.

Gabriel Selas

0 Kudos
12 Replies
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Pessoal, informação importantes que eu esqueci.

É um ESXi 5.0 vSphere 5.0;

Windows Server 2008 R2.

0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Oi,

Algumas dúvidas para conseguir te ajudar melhor:

Você consegue mandar mais informações sobre as VMs LIGADAS? (CPUs, memória, etc)

Voce fez alguma configuração de shares e reservation?

VMware Tools instalado?

Como você mediu a performance para chegar na conclusão que está muito inferior?

E esses links também podem ajudar:

http://www.vmware.com/pdf/Perf_Best_Practices_vSphere5.0.pdf

http://blogs.vmware.com/performance/2011/08/performance-best-practices-for-vmware-vsphere-50.html

marcelo_soares
Champion
Champion

As 4 VMs no disco local? Verifica isso: http://kb.vmware.com/kb/1008205

Somando a memoria de todas as VMs não ultrapassa a RAM física do server? Como te pediram, mande as infos de todas as VMs (vCPU, vRAM).

Marcelo Soares
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Bom dia, cara.

Obrigado por ajudar. Postei dois anexos nessa resposta, um chamado R710.zip que tem o "report performance" do servidor (hardware) e outro arquivos chamado BYDS8S1.zip que tem o "report performance" da VM.

Cara, eu não fiz configuração de shares, até por que das 4 VM's só está ligada essa que eu reportei e fraca no desempenho

VMware tools instalado.

EU não fiz teste de desempenho, mas o sistema que está rodando (Datasul, progress 10.1A) perdeu muito desempenho, chega a demorar para carregar a tela de qualquer rotina, nem te fala como que está para executar processos de planejamento... Demorando MUITO.

Obrigado.

0 Kudos
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Obrigado por ajudar.

Amigo, sim, as 4 VMs estão no disco local, são 4 HD 600GB 15k rpm configurado em raid10, com um datastore de 1200GB.

Porém, só uma maquina virtual está ligada, e o desempenho tá péssimo. Segue anexo dois arquivos.

Um arquivos chamado R710.zip que tem o "report performance" do servidor (hardware) e outro arquivo chamado BYDS8S1.zip que tem o "report performance" da VM que é a unica ligada.

Muito obrigado.

0 Kudos
marcelo_soares
Champion
Champion

De qualquer modo, verifica o esxtop.

Qto de vRAM tem a VM e qta ram tem o r710? Se tu não te importares, manda o arquivo .vmx da VM.

Marcelo Soares
0 Kudos
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Marcelo,

Segue anexado o arquivo vmx.

O R710 tem 12 GB de RAM a VM tem 11GB de vRAM.

Muito obrigado.

0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Pelo o que eu vi dos arquivos você configurou a VM com 12GB RAM e 8 vCPU, é isso mesmo?

A sua VM é Win8 64bits?

Dá uma olhada nesse link para ver se as configs de BIOS estão ok: http://virtuallymikebrown.com/2011/11/09/vsphere-5-best-practices-dell-poweredge-r710-bios/

Se der manda o esxtop completo.

0 Kudos
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Rafa,

Sim, Windows 2008 64 bits

Foram todos os recursos de hardware, só a vRAM que acho que foram 11GB e não doze.

Mas talvez pela minha falta de conhecimento eu possa ter feito algo errado. Também devo ter alterado alguma configurações do hardware depois do Windows instalado, não sei até onde isso impacta.

Eu tenho outro servidor com a mesma configuração de hardware, estou com tantos problemas pela falta de desempenho que vou refazer tudo.

Porém continuo pedindo a ajuda de vocês aqui da Community.

Agora que vou começar uma nova instalação vou configurar a BIOS conforme o link no seu post anterior.

Vou pesquisar como eu faço esse esxtop e mandar o relatório.

Obrigado.

0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Acho que não precisa reinstalar.

Um troubleshooting seria começar revisando a BIOS de acordo com o post que eu mandei. 

Depois fazer teste diminuindo o tamanho da VM. (menos vCPU e se a VM não estiver usando menos RAM). Tentar ficar dentro de um NUMA node.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Confirma para mim através do edit settings da VM quanto tem de memória para a placa de video. É so uma curiosidade.

Outra coisa é verificar os parametros através do ESXTOP como o Marcelo comentou. Vai ai um link que irá auxiliar você a usar e entender os parametros do esxtop

www.yellow-bricks.com/esxtop/

Outro pronto de atenção é saber se sua aplicação trabalha melhor como 1vcpu ou mais, dependendo da aplicacao ela trabalha melhor com 1vcpu ao inves de 8., Talvez tambem vale a pena checar em device manager do windows dessa VM se o driver do processador está de acordo com o nro de vCPU configurado (Uniprocessor ou Multiprocessor).

Acredito que não tenha limitação de recurso para essa VM pelo que vi no VMX, mas se qusier pode verificar isso atraves do edit settings da VM.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
GabrielSelas
Contributor
Contributor

Obrigado a todos pela força.

Ainda não consegui resolver meu problema de desempenho, mas valeu por todas as dicas.

0 Kudos