VMware Global Community
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Ajuda com planejamento

Senhores, meu servidor possui 4TB e 4 placas de rede.

Já sei que o datastore só pode ter 2TB, logo pensei em criar dois. Porém, a pergunta. Eu vou colocar 5 servidores virtuais nesse novo servidor, se eu criar duas datastore de 2TB tudo bem? Ou se eu vou ter 5 servidores virtuais poderia criar 5 datastore? A nivel de perfomance isso ajudaria?

Sobre as 4 placas de rede seria legal eu colocar cada servidor para usar uma?

Ainda mais uma pergunta .. rs .. vou usar RAID5 alguma sugestão?

Obrigado a todos

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Acessar o disco diretamente que você fala seria sem configurar o RAID5? 


Eu quero dizer se é disco do proprio servidor, disco local.

Meu servidor possui 8 discos de 600GB SAS, minha idéia é criar um RAID5 e depois criar as datastore, agora vai ser de 500GB igual você comentou.

A melhor coisa na minha opiniao seria montar 1 raid 1 (2 discos para o VMware) e 1 raid 5 com o restante.

Se voce tiver 4 placas de rede para cada servidor, seria bom, ai voce me posta se sao placas on boad ou off.

Exemplo. Servidor 1 - 1 placa dual port onboard e 1 dual port off board. Entendeu ?

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

0 Kudos
6 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

A performance ajudaria se for acessar discos diferente fisicamente. VMFS de 2TB não é indicado pra ser bem sincero é muito grande, o ideal seria voce criar datastores de 500GB, seria uma boa pedida.

Em relação as placas de rede fisica o ideal é voce deixar 2 (nic teaming) para Service console e VMotion e as outras 2 (nic teaming) para sua network.

Voce aponta as placas fisicas para os vSwitch que criar.

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mauro, obrigado.

Acessar o disco diretamente que você fala seria sem configurar o RAID5?  Meu servidor possui 8 discos de 600GB SAS, minha idéia é criar um RAID5 e depois criar as datastore, agora vai ser de 500GB igual você comentou.

Alguma sugestão de particionamento no RAID?

Como a minha versão é a ESXI, eu posso usar as 4 placas de redes cada uma para um servidor? seria uma boa idéia?

Obrigado

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Acessar o disco diretamente que você fala seria sem configurar o RAID5? 


Eu quero dizer se é disco do proprio servidor, disco local.

Meu servidor possui 8 discos de 600GB SAS, minha idéia é criar um RAID5 e depois criar as datastore, agora vai ser de 500GB igual você comentou.

A melhor coisa na minha opiniao seria montar 1 raid 1 (2 discos para o VMware) e 1 raid 5 com o restante.

Se voce tiver 4 placas de rede para cada servidor, seria bom, ai voce me posta se sao placas on boad ou off.

Exemplo. Servidor 1 - 1 placa dual port onboard e 1 dual port off board. Entendeu ?

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mauro, desculpe ma faz falta um cursinho de vmware viu, pena que é tão caro.

Sobre os disco, como são locais então ja terei uma perfomance maior, só não vou poder fazer a sua sugestão porque eu preciso de muito espaço em disco para os meus servidores virtuais. Se eu fizer um RAID1 só para o VMWARE eu vou perder dois discos de 600GB, e como meu servidor já está com o maximo de discos vou ter que fazer um RAID5 mesmo. Mas tudo bem.

As 4 placas de redes são onboard.

Meu processador é Xeon Six Core bi-processador. Na hora de criar as máquinas virtuais tem alguma recomendação para criar com numero de processadores? Como terei 5 servidores penso em  criar todos  com 4 processadores.

Desculpe as perguntas basicas.

Muito obrigado

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

ok faca raid 5 com todos discos.

não adianta eu falar pra voce juntar 2 placas de rede e fazer um nic teaming sem saber qual é sua estrutura de rede, se tem um switch core capaz de prover isso ou nao

a media é de 8 a 10 máquinas virtual com 1 vcpu por processador fisico (1 core)

voce tem six-core daria aproximadamente 50 maquinas virtuais com 1 vcpu

voce quer criar 5 com 4 vcpu, da tranquilamente.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

outra coisa, dá uma olhada nesse documento sobre o conceito da rede no vmware http://www.vmware.com/files/pdf/virtual_networking_concepts.pdf

atribua os pontinhos se a resposta foi util ou correta.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado