Daividdi
Contributor
Contributor

Ajuda - Adicionar a segunda placa de rede para redundancia ou outro IP para uso de outras VMs na saida - ESXI.

Jump to solution

Amigos acabei de ativar a segunda vmnic1 mas nao me da opção de adicionar IPs nela ou outras funções pois não tenho conhecimento para tal. Alguem poderia me ajudar se no caso eu fosse utilizar para reduncia ou nova Vm Network caso houver algum problema fisico eu utiliza-la.

Há aqui uso o ESXI 4.0, sou iniciante.

Obrigado.

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Na verdade é mais simples do que você imagina, principalmente depois que você entender o conceito.

Vou tentar explicar de uma forma simples.

Pelo que verifiquei, o IP que você colocou para o ESXi é 10.4.4.109 (vmk0). Este IP esta associado ao PORT GROUP "Management Network", que por sua vez esta ligado ao vSwitch0, que agora possui duas placas de rede.

O vSwitch0 tinha apenas 1 placa de rede e você havia adicionado um IP ao port group "Management Network" e não à placa. Desta forma, ao adicionar uma segunda placa de rede ao vSwitch0, este passou ter uma redundância e o port group "Management Network" continua com o IP que você adicionou, podendo sair pelas duas placas de rede.

Para mais informações sobre conceitos de redes virtuais no VMware, acesse os links abaixo:

http://www.vmware.com/files/pdf/virtual_networking_concepts.pdf

Espero ter colaborado.

Att.

Brahell

View solution in original post

0 Kudos
8 Replies
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Boa tarde.

Detalhe melhor a sua necessidade, para que possamos ajudá-lo.

Você adicionou uma segunda placa de rede à uma VM, ao ESX ? O que você deseja fazer com essa segunda placa de rede ?

Att.

Brahell

0 Kudos
Daividdi
Contributor
Contributor

Brahell, instalei o Esxi normalmente com uma placa de rede, agora ativando a segunda gostaria de utiliza-la em redundancia ou para outras futuras vms que possam sair por ela, mas nao acho onde setar o IP dela e afins em Networking.

Obrigado.

0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Pelo que entendi, você deseja adicionar uma segunda placa de rede ao switch virtual, para criar uma redundância para o vswitch, correto ?

Geralmente utilizamos o vSwitch0 para Service Console e VMkernel e o vSwitch1 é criado para adicionar as máquinas virtuais. Como é a sua estrutura de virtual switch ?

De qualquer forma, não é necessário atribuir um IP para a placa que você estará adicionando, sua preocupação deve ser com a rede que esta sendo apresentada e se a mesma estar em "modo trunk".

Att.

Brahell

0 Kudos
Daividdi
Contributor
Contributor

Isso mesmo, quero uma redundancia para a rede, sobre o modo trunk nao sei lhe dizer tirei um print do Virtual Switch:

0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Nota-se que você utiliza apenas 1 switch virtual (vSwitch0), tanto para as VMs, quanto para gerenciamento. Você também já adicionou a segunda placa de rede ao switch, então, acredito que esteja faltando apenas ativá-la.

Neste caso, faça o seguinte:

1º - Clique em "properties";

2º - Na janela seguinte selecione "vSwitch" e clique no botão "edit";

3º - Na janela seguinte, acesse a aba "Nic teaming";

4º - Selecine a vmnic1, que deve estar em "Standby adapter" e clique em "Move up".

Certifique-se de que a rede apresentada à segunda placa de rede esta correta, antes de executar os procedimentos.

OBS.: Em linhas gerais, "trunk" é quando você entrega várias redes pelo mesmo "cabo de rede".

Att.

Brahell

Daividdi
Contributor
Contributor

Brahell, fiz o procedimento com sucesso! Mas eu não preciso setar algum endereço IP para essa placa adicionada no VMNetwork? agora a rede vai do esxi vai ficar reduntante? to meio confuso.

Obrigado.

0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Na verdade é mais simples do que você imagina, principalmente depois que você entender o conceito.

Vou tentar explicar de uma forma simples.

Pelo que verifiquei, o IP que você colocou para o ESXi é 10.4.4.109 (vmk0). Este IP esta associado ao PORT GROUP "Management Network", que por sua vez esta ligado ao vSwitch0, que agora possui duas placas de rede.

O vSwitch0 tinha apenas 1 placa de rede e você havia adicionado um IP ao port group "Management Network" e não à placa. Desta forma, ao adicionar uma segunda placa de rede ao vSwitch0, este passou ter uma redundância e o port group "Management Network" continua com o IP que você adicionou, podendo sair pelas duas placas de rede.

Para mais informações sobre conceitos de redes virtuais no VMware, acesse os links abaixo:

http://www.vmware.com/files/pdf/virtual_networking_concepts.pdf

Espero ter colaborado.

Att.

Brahell

0 Kudos
Daividdi
Contributor
Contributor

Muito Obrigado amigo, entendi perfeitamente.

Grato pela aula de VM.

Obrigado.

0 Kudos