vCenter Site Recovery Manager em ação no Japão

vCenter Site Recovery Manager em ação no Japão

Li um artigo muito interessante hoje, escrito por Christopher Wells, usuário VMware no Japão, que descreve a sua experiência com o uso do VMware vCenter Site Recovery Manager (SRM) para fazer o failover de serviços críticos de um site para outro quando a coisa ficou feia por lá.


O exemplo dado por Christopher é, na verdade, de pequena escala, pelo número de servidores virtuais que ele menciona. O que me chamou a atenção foi a comparação que ele fez do esforço envolvido entre recuperar servidores físicos e servidores virtuais - ao final do artigo, ele menciona que serviços críticos da sua companhia - que ele evidentemente não pode citar - não conseguiram ser movidos de um site a outro com a mesma facilidade. Penso que isto é ilustrativo das facilidades que o SRM traz para garantir a continuidade de negócios em ambientes virtualizados.


Para quem ainda não conhece o Site Recovery Manager, ele é o componente do gerenciamento VMware responsável por automatizar a recuperação de sistemas em caso de falha no site prímario, seja ela parcial ou total. Para ilustrar, eis um exemplo de plano de DR na interface gráfica do SRM, vista no vSphere Client:


srm dr plan.jpg

O artigo pode ser lido na íntegra em http://blog.christopherwells.com/english/2011/3/23/real-life-dr-bc-with-vmware-srm.html.

Version history
Revision #:
1 of 1
Last update:
‎03-31-2011 05:32 AM
Updated by: