Skip navigation
2012

Segue um documento muito bacana que o RafaNovo escreveu. (Créditos: RafaNovo)

Como ganhar até 30% de performance: Alinhamento dos VMDKs

Quer aumentar a performance do seu ambiente em até 30% sem gastar  um centavo? Se você respondeu SIM, então esse post pode te ajudar.

Alinhamento do disco é uma boa prática muitas vezes ignorada e que  pode significar um impacto significativo no desempenho. E isso vale para  QUALQUER sistema de discos que você utilize e para QUALQUER sistema  operacional.

Vamos começar falando rapidamente o motivo desse ganho de performance:

Todo sistema de armazenamento grava os dados em stripes, que são  fatias do disco e que podem estar espalhados em diversos discos, como na  imagem abaixo, que mostra um RAID5 (4+1), com um stripe de 128KBytes.

Img1

 

O Sistema Operacional grava os blocos usando parte de um stripe ou  múltiplos stripes, como na figura abaixo. O sistema de storage tenta  otimizar esse processo para garantir que ele consiga gravar todo o stipe  com um único IO para os discos.

Img2

 

O problema é que alguns sistemas operacionais usam alguns setores do  começo do disco para gravar informações de Boot. Isso faz que com o  restante dos blocos fique desalinhado com relação ao stripe. Note na  imagem abaixo que sobrou um pedaço dos dados dos usuários que precisarão  ser escritos em outro stripe. Com isso agora eu preciso fazer 2 IOs em  disco para gravar o mesmo dado, que na imagem acima eu consegui fazer  com apenas 1 único IO!

Essa pequena área utilizada pelo boot do Sistema Operacional causa um  efeito em cadeia em todo o restante do disco, fazendo com que todos os  blocos fiquem desalinhados com relação aos stripes do storage.

Img3

 

A solução: Aumentar a área de boot do sistema operacional para que  ele use todo um stripe, como na imagem abaixo. Dessa forma os demais  blocos de dados poderão ser gravados de forma alinhada aos demais  stripes!

Img4

 

 

Um pouco complicado? Me mande uma mensagem com a sua dúvida.

 

 

Agora que entendemos o motivo do ganho de performance, vamos ver como fazer o alinhamento de disco.

 

1º Passo: Garanta que o Datastore VMware está  alinhado. Se você usa a versão 3.5 ou superior do VMware e você cria  seus datastores usando a interface gráfica (VI Cliente) então parabéns, o  seu Datastore está alinhado!

 

2º Passo: Veja se o seu Sistema Operacional já vem  “alinhado de fábrica” :). Alguns SOs mais modernos como Windows 2008,  não precisam ser manualmente alinhados. Para saber sobre o seu SO  específico, entre em contato com o fabricante.

 

3º Passo: Se chegou até aqui e descobriu que o seu SO precisa ser alinhado, tenho uma boa e uma má notícia. A Boa Notícia: Você pode melhorar muito a performance do seu ambiente alinhado o disco. A Má Notícia: Esse processo, em geral não é fácil e em geral envolve backup / formatação / restore do disco.

 

Mas aqui temos mais uma vantagem do mundo virtual sobre o físico. Um  dos vSpecialists da EMC desenvolveu uma solução fantástica para alinhar  os discos de uma VMs sem precisar apelar para formatação desses discos.

 

Mais informações sobre essa ferramenta incrível e GRÁTIS pode ser encontrada aqui: http://nickapedia.com/2011/11/03/straighten-up-with-a-new-uber-tool-presenting-uberalign/

 

Bom Alinhamento pra vocês!