VMware Global Community
provedor
Contributor
Contributor

VMWARE ESXI 6.5 DUAS REDES SEPARADAS

Olá boa tarde a todos, bom deixa eu tentar explicar minhas duvidas instalei o vmware em um server Dell poweredge 1950 , e nele fiz 4 vm com 2 windows , 1 server dns , e um servidor de radius, bom minha primeira duvida é meu servidor de radius ja tem um ip publico  /30 configurado nele, na vm que quero colocar ele posso colocar esse mesmo ip?, Segunda Dúvida  tenho duas rb um para parte wireless e outra para a fibra , consigo ligar as duas redes nas minhas vms ,? se tiver como quais os melhores procedimentos ou configurações fico no aguardo e muito obrigado a atenção

Reply
0 Kudos
4 Replies
rcporto
Leadership
Leadership

primeira duvida é meu servidor de radius ja tem um ip publico  /30 configurado nele, na vm que quero colocar ele posso colocar esse mesmo ip?

Não entendi sua dúvida. Você quer atribuir o mesmo IP aonde? De qualquer forma se atribuir o mesmo IP em qualquer outro dispositivo da rede você terá um conflito de IP, e um dos dispositivos senão os dois, irão parar de funcionar.

Segunda Dúvida  tenho duas rb um para parte wireless e outra para a fibra , consigo ligar as duas redes nas minhas vms ,?

Desculpa, mais o que seria "rb", placas de rede? Se for, não aconselho utilizar placar de rede wireless, se é que seu host irá detectar e você consiga fazer funcionar. Portanto, resta uma placa, que caso queira utilizar em mais de uma rede, a melhor prática é configurar múltiplos port groups e associar uma VLAN a cada port group.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
Reply
0 Kudos
provedor
Contributor
Contributor

bom  a maquina com ip público eu iria retirar para usar a vmware com o ip publico,como server de radius,

2 - rb = routerboard da mikrotik nelas estao configurados os pppoes e ips dos clientes e equipamentos da rede, uma routerboard para wireless antenas ubiquit etc, e a outra para equipamentos de fibra ,as duas estao separadas fisicamente , mas eu queria aproveitar meu servidor com as vms e utilizar nas duas  redes

Reply
0 Kudos
provedor
Contributor
Contributor

e desculpa se me expressei mal

Reply
0 Kudos
lfichera
Enthusiast
Enthusiast

Provedor Bom dia,

Quantas interfaces de rede tem o seu servidor físico que tem o vMware Esxi instalado? Você pode ter a rede que quiser no Host ESXi, basta saber utilizar as interfaces de rede. Se será para um ambiente de produção, você terá que no mínimo(o mínimo mesmo) ter essa configuração abaixo:

1 NIC para gerência;

1 NIC vMotion (mínimo de 01GB);

1 NIC para rede Clientes, de preferência Trunk;

Se for usar Storage iSCSI, ai se acrescenta mais 1 ou 2 NIC.

Isso seria para um ambiente não recomendado pela vMware para produção, pois aí você não tem HA das NICs.

Como você quer colocar redes diferentes nas VMs, você pode usar 1 única NIC, mas com várias vLans (Trunk) ou usar 1 NIC para cada rede. O mais indicado é ter no mínimo 2 NICs por rede. O do vMotion pode até ser somente 1 NIC, mas tem que seguir as recomendações da vMware.

Assim resolve a sua dúvida?

Livio Fichera

Reply
0 Kudos