VMware Global Community
blueser
Contributor
Contributor

WinXP já instalado em outra partição como guest do Linux?

Alô pessoal,

uma dúvida básica: tenho uma máquina dual-boot WinXP e Fedora 8. Uso primariamente o Fedora para trabalho e dia-a-dia e o XP para jogos, mas eventualmente tenho que editar documentos do trabalho no MS Word. Sei que poderia usar o Crossover Office da CodeWeavers, mas para isso teria que reinstalar o Word no Linux. Para mim o ideal seria poder usar o VMWare tendo como host o Linux e como guest o XP que já está instalado na outra partição.

Isso é possível? Algum risco ou efeito-colateral?

Obrigado,

André

Reply
0 Kudos
8 Replies
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá bom dia.

Atualmente trabalho com VMware e em casa tenho um ambiente parecido com o seu não problemas de executar com o VMware outro sistema operacional.

Abs.

Reply
0 Kudos
blueser
Contributor
Contributor

Oi Jefferson,

obrigado pela resposta, parece promissor. Mais algumas dúvidas:

  • só pra confirmar: você consegue a partir do seu Linux executar com o VMWare o Windows XP que está instalado na outra partição, sem nenhum problema ou restrição?

  • qual versão você usa para isto? VMWare Workstation?

  • seu Linux é o Fedora 8? Já li algumas coisas a respeito de problemas para usar o VMWare com o Fedora 8...

OBS.: acabei de achar um texto na FAQ do VMWare Workstation que aparentemente explica exatamente o que eu quero saber:

"If you already have another operating system with dual boot installed on your computer, you can use VMware Workstation to run the other operating system in a virtual machine on your host operating system. Instead of dual booting, you can run both operating systems simultaneously and seamlessly switch from one operating system to another with a click of your mouse."

Abs,

André

Reply
0 Kudos
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá Andre.

Entendi através do linux vc quer executar o windows que está na sua outra partição. O VMware precisa de uma máquina virtual para executar o .vmx.

Cara para o que vc quer vc teria que criar uma vm a partir do seu ambiente no XP um P2V. Tipo no Windows XP execute o VMConverter e faça um P2V da sua máquina, a partir daí vc tem seu ambiente XP em uma VM.

Já no Linux com o VMware Server vá até o diretorio onde salvou sua máquina virtual Windows XP e aí sobe a sua VM, acho que é isso que vc quer.

Obs: para este processo tenha espaço em disco suficiente, pois estará duplicando sua máquina.

Abs.

blueser
Contributor
Contributor

Mmmh... quer dizer que eu obrigaroriamente teria que criar um snapshot da partição windows (duplicando-a) pra acessar o Windows como guest no Linux? (faz sentido, mas eu estava contando com uma alternativa menos drástica Smiley Wink)

Reply
0 Kudos
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá Andre.

A principio o que eu conheço eh isso, pois os dados da vm é a extensão .vmdk e a vm a .vmx, não sei como a vmware iria executar seu S.O que esta em outra partição sem os aquivos necessários de um vm ok !

Espero ter ajudado Andre !

Abs

Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot

André, tudo bem?

Cara, tu pode sim executar a instalação do Windows que está e uma partição do teu HD.

Tu precisa criar uma máquina virtual normalmente. A diferença é que na parte de configuração do disco virtual da tua nova VM tu não cria um disco virtual, tu tem que "apontar" para a tua partição onde ele está instalado. Pra isso tu tem que saber exatamente onde ela está, no teu linux ela deve ser apresentada como um /dev/hdaX.

Feito isso, o Workstation vai te mostrar várias mensagens de alerta, dizendo que tu tem que saber o que está fazendo, etc...

Bom, sobre problemas, eu vejo um só. Por exemplo, digamos que teu micro tem uma interface de rede 3COM, logo o Windows da tua partição possui os drivers para uma interface de rede 3COM, certo?

Quando tu cria uma máquina virtual, tu dá a ela uma interface de rede virtual, ou uma AMD PCnet32 ou uma VMware Accelerated Flexible, até aí tudo bem, porém, quando tu ligar a tua VM, que na verdade é o Windows da tua partição, tu está subindo o teu Windows em um hardware diferente (hardware virtual) do que ele foi instalado (hardware do teu micro), logo o teu Windows pode ver a "gritar" ou reconhecer o novo hardware. Digamos que por um motivo qualquer tu queira inicar o Windows da tua partição normalmente, como tu sempre fez. O Windows vai ter que reconhecer todo o hardware novamente, pois tu está subindo o Windows em um "novo" hardware. Não sei se eu consegui me fazer entender.

Qualquer dúvida dá um toque.

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
blueser
Contributor
Contributor

Oi Eduardo, obrigado pela ajuda.

legal, agora estou um pouco mais seguro quanto ao que posso e o que não posso fazer.

Você lembrou bem: se o Windows realmente ficar "esquizofrênico" quando rodar como guest vai ser um problema, até onde eu lembro ele é bem chato com isso =/ Se for só com relação à placa de rede, vá lá, mas se ele reclamar do HD e tudo o mais aí pode ser mais stress do que solução...

Será que alguém por aqui já passou por isso e poderia falar algo a respeito?

[]s,

André

Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot

E aí André....

Pois é, a tendência é que isso seja vem trasparente (ou sem maiores dores de cabeça)... isto porque a maioria dos sistemas operacionais já possuem os drivers para o hardware virtual.

Bom, agora, o que eu acredito que sempre vá acontecer é, toda vez que tu alterar a "plataforma" (virtual <-> físico) o teu Windows sempre vai ter que reconhecer os novos dispositivos, mesmo que o sistema operacional já possua os drivers...

No mais era isso....

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos